Grande Curitiba

NDB destaca qualidade na execução de projetos e obras do BRT Leste-Oeste

16 de março de 2023 às 16:14
(Foto: Fabio Decolin)

COM ASSESSORIAS – No encerramento da primeira missão de monitoramento das obras de implantação do BRT Leste-Oeste feita pelo banco dos BRICS em Curitiba, a consultora do New Development Bank (NDB), Ludmila Vidigal Silva, ressaltou a qualidade no andamento de projetos e obras do corredor de transporte, que tem financiamento pela instituição em parceria com a Prefeitura Curitiba.

“Foi muito boa a missão de supervisão. Há detalhes normais da dinâmica da construção que devem ser ajustados, mas tudo está indo muito bem. Para o banco, essa intervenção é uma parceria, nosso objetivo é a melhoria da mobilidade urbana nessa cidade cujos cidadãos têm fama de exigentes”, afirmou Ludmila, nesta quinta-feira (16/3), em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

O presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, ressaltou que a Prefeitura busca a excelência em projetos e obras para bem atender aos cidadãos.

“Prezamos pela qualidade na execução. Integrantes do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, as intervenções do BRT Leste-Oeste são obras estruturantes que representarão um legado para a cidade”, disse Jamur.

Utag

Sob a coordenação da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), responsável pelos financiamentos multilaterais do município, foi encerrada nesta quinta-feira, no Ippuc, a primeira missão do banco.

A visita técnica teve o objetivo de monitorar o progresso da implementação das atividades do projeto, incluindo a execução financeira desde o primeiro desembolso realizado em outubro de 2022, a execução de obras e o planejamento das etapas subsequentes.

Serão investidos US$ 93,75 milhões, somados o aporte de U$ 75 milhões do New Development Bank (NDB) mais US$ 18,75 milhões de contrapartida municipal. O contrato foi assinado em dezembro de 2021 e programa será executado ao longo de cinco anos.

Desde o início desta semana, equipes de especialistas do NDB, Utag e Ippuc realizaram visitas técnicas que incluíram as obras do binário Olga Balster/Nivaldo Braga, no eixo leste da Rede Integrada de Transporte, e também no trecho sul do BRT Norte-Sul, em implantação pela Prefeitura como contrapartida do município ao financiamento externo.

Sustentabilidade

De acordo com Ludmila Vidigal Silva, o relatório de memória da missão será uma ferramenta de comunicação entre organismo financiador, o município e os prestadores de serviços, como forma de fazer com que as empresas contratadas incluam no processo construtivo práticas que evitem desperdícios. “Ao longo da semana, o especialista na área socioambiental Marcelo Camargo antecipou que ficou muito satisfeito com a qualidade, experiência e a capacidade da Utag na supervisão e implementação dos trabalhos. A parte ambiental e social está muito bem, Curitiba continua no ranking superior,” frisou Ludmila.

Segundo o coordenador da Utag, Márcio Teixeira, os próximos lotes a serem licitados como parte do BRT Leste-Oeste serão o 2.3, de requalificação da Praça Eufrásio Correia, e 4.1 e 4.2, no ramal Leste, na Vila Centenário do Cajuru.

Também participaram da reunião de encerramento da missão do NDB, nesta quinta-feira, a assessora de Investimentos do Ippuc, Ana Cristina Jayme, e os integrantes da equipe técnica da Utag Nei Celso Boff, Mário Penteado e Josiel Ceccon.