Grande Curitiba

Acumuladores compulsivos são tema de projeto na Câmara

Operação policial que resgatou 200 animais em condições insalubres é uma das motivações do projeto de lei
17 de março de 2023 às 10:07
(Foto: Divulgação/SMCS)

Na tentativa de evitar que novos casos envolvendo acumuladores aconteçam, um projeto de lei do vereador Marcelo Fachinello (PSC) começou a ser debatido na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no dia 8 de março. Nessa data, o parlamentar apresentou uma proposição legislativa sugerindo a criação de uma Política Municipal de Atenção a Pessoas com Transtorno de Acumulação, que ofereça cuidados médicos às pessoas que enfrentam essa doença (005.00047.2023).

“O transtorno de acumulação é uma patologia documentada pela medicina. O indivíduo acometido por esta doença mental acumula itens que acabam por obstruir e congestionar o local onde vive, além de prejudicar a realização de atividades básicas, refletindo na sua qualidade de vida e nas relações familiares e no seu convívio social”, afirma Marcelo Fachinello, na justificativa da proposta.

O assunto já foi objeto de discussão dos vereadores de Curitiba em 2023, em fevereiro, quando o delegado Guilherme Luiz Dias, da Delegacia de Proteção e Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil do Paraná, detalhou aos parlamentares a operação que resgatou mais de 200 cães que se encontravam em condições insalubres (leia aqui). Os animais eram mantidos cativos por uma pessoa supostamente acometida por acumulação compulsiva.

A Política Municipal de Atenção a Pessoas com Transtorno de Acumulação estabelece diretrizes para o socorro a essas pessoas, exigindo que elas tenham garantidos os cuidados necessários à saúde física e emocional, a redução dos riscos sanitários e ambientais de transmissão de zoonoses, a promoção do bem-estar animal e o engajamento da família e da comunidade próxima na superação da situação de acúmulo.

A proposta estabelece que os casos suspeitos de transtorno de acumulação devem ser identificados pelos serviços de fiscalização da Prefeitura de Curitiba. “Os casos de acumulação têm sido recorrentes em Curitiba e exigem rápida intervenção de diversas autoridades. Tivemos recentemente casos envolvendo animais, que, além de caracterizar maus tratos, podem trazer diversos riscos sanitários aos que vivem próximos a esses locais”, justifica o parlamentar.

Tramitação

Protocolado no dia 8 de março, o projeto aguarda instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) da CMC para, então, seguir para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso acatada, a proposição será encaminhada para os outros colegiados permanentes, indicados pela CCJ de acordo com o tema da matéria.

As comissões podem solicitar estudos adicionais, anexação de documentos, revisões no texto e posicionamento de órgãos públicos. Concluída tal etapa, o projeto estará apto para a votação em plenário, mas não há um prazo regimental para a tramitação completa. Se aprovada, a iniciativa será enviada para a sanção do prefeito. Se vetada, caberá à Câmara a palavra final – ou seja, se mantém o veto ou promulga a lei.

O teor dos projetos de lei é de responsabilidade dos mandatos parlamentares. A divulgação deles pela CMC faz parte da política de transparência do Legislativo, pautada pela promoção do debate público e aberto sobre o trabalho dos vereadores. Atenta ao princípio constitucional da publicidade, a Diretoria de Comunicação Social segue a instrução normativa 3/2022 da CMC.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba