Reunião de integração dá início a nova etapa do inédito contrato de iluminação pública de Curitiba

COM ASSESSORIAS – Um encontro de integração realizado nesta terça-feira (11/4), na Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), no bairro São Francisco, marcou uma nova etapa dos trabalhos das equipes envolvidas na execução do contrato de iluminação pública de Curitiba, inédita parceria público-privada (PPP) da Prefeitura da capital.
Representantes do Departamento de Iluminação Pública da Smop (responsável pela fiscalização do serviço que começará a ser prestado), da Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A (vencedora do leilão da primeira parceria público-privada da Prefeitura de Curitiba) e da Ernest & Young (empresa contratada para fazer a verificação independente do contrato) discutiram e planejaram a execução do plano de desenvolvimento do projeto que vai associar modernidade e sustentabilidade na iluminação da cidade.
O contrato de concessão administrativa dos serviços de iluminação pública da capital foi assinado em março, em cerimônia no Palácio 29 de Março, dentro da programação de aniversário dos 330 anos de Curitiba.
A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) foi responsável pela condução das etapas relativas à estruturação da PPP e realização do leilão público em 2022. O processo começou a ser preparado em 2017.
“A reunião desta terça-feira foi a largada para que as três equipes envolvidas na execução do contrato compartilhassem informações, sanassem dúvidas e avançassem no conhecimento e compreensão sobre o projeto e a condução dos trabalhos que efetivamente começam a acontecer na prática”, explicou o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Smop, Tony Malheiros.
Parque de iluminação
O parque de iluminação da capital paranaense tem cerca de 159 mil pontos de iluminação. Atualmente, segundo levantamento da Smop, 53,37% dos pontos contam com luminárias de LED.
A partir de agora caberá a Engie executar as ações para garantir a eficiência energética de toda a rede de iluminação pública de Curitiba por 23 anos. Será de responsabilidade da Smop a fiscalização e o acompanhamento de todas as fases e marcos estabelecidos no contrato.
Verificação independente
Conforme estabelecido no processo, a Smop contará com os serviços da empresa Ernest & Young, contratada a partir de pregão eletrônico, para fazer a verificação independente, auxiliando o Departamento de Iluminação Pública no monitoramento e fiscalização permanente dos serviços prestados pela Engie.
Esse acompanhamento abrangerá o detalhamento técnico de sistemáticas, aferição de indicadores de desempenho e de qualidade e fornecimento de relatórios, administrativos e econômico-financeiros, baseados em dados constantes em sistemas e dos que forem obtidos em medições e vistorias dos equipamentos, conforme as condições do edital.
Mais tecnologia
De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, a partir da mudança do modelo da gestão e delegação do serviço o município vai avançar ainda mais na qualidade da iluminação pública, com mais tecnologia, segurança e sustentabilidade.
“Vamos avançar no processo de modernização, chegando a 100% dos equipamentos em tecnologia LED que iluminam com mais eficiência energética e menos gastos públicos, para melhorar ainda mais o serviço nos 75 bairros de Curitiba, mantendo a característica da nossa cidade de associar desenvolvimento, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida aos cidadãos”, diz Rodrigues.
As luminárias de LED são superiores às lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico pela redução do consumo de energia que proporcionam, por sua eficiência e vida útil. Elas iluminam melhor e ainda utilizam componentes recicláveis, menos agressivos ao meio ambiente. A iluminação eficiente e adequada das vias aumenta a sensação de segurança da população e permite reduzir os acidentes de trânsito.
Para Marco Antônio de Araújo, consultor da Ernest & Young, o início dos trabalhos do novo contrato representa um importante momento para a cidade. “Trata-se de um marco muito representativo para a cidade de Curitiba, que trará certamente benefícios concretos e visíveis à população”, frisou Araújo.
Guido Santos, gestor de contrato da Engie, considerou a reunião de integração fundamental para regulação de informações e procedimentos. “Uma parceria público-privada de sucesso é regida pelo entendimento entre todos os envolvidos em busca das melhores soluções para a cidade. Assim será o nosso trabalho em Curitiba para os próximos 23 anos”, disse Santos.
Participaram da reunião de integração a equipe técnica do Departamento de Iluminação Pública da Smop, os consultores da Ernest & Young, Marco Antônio de Araújo, Artur Hooper e Henrique Portela; o gerente de Engenharia e Implantação Cidades Inteligentes e Infraestrutura da Engie, Guido Santos e o gestor de contrato da parceria público-privada de Curitiba, Charles Costa.