Grande Curitiba

Jogos Escolares de Curitiba reúnem 5.000 atletas até 21 de maio

11 de maio de 2023 às 11:20
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca abriu nesta quarta-feira (10/5), no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser (Praça Oswaldo Cruz), a 48ª edição dos Jogos Escolares de Curitiba, que vão até 21 de maio com a participação de 5.000 estudantes.

Na abertura, a cantora Wendy Poliana, ao lado do prefeito, cantou o hino de Curitiba. Em seguida, Greca felicitou os participantes e desejou boa sorte.

“Eu recebo com muita alegria, gosto e satisfação todas estas meninas e estes piás das 115 escolas inscritas que vão competir em 12 modalidades”, disse Greca.

O evento realizado em parceria pela Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado tem como objetivo o desenvolvimento do esporte educacional, bem como proporcionar aos jovens de 12 a 17 anos a participação em competições para a socialização e fortalecimento dos valores inerentes à atividade.

Nesta edição, são 12 modalidades: atletismo e atletismo ACD (atleta com deficiência), basquetebol, futsal e futsal d.i. (deficiência intelectual), futebol 7, futebol de campo, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez. Os vencedores se classificarão para os 68º Jogos Escolares do Paraná.

Apresentações

Outro destaque da abertura foram as apresentações artísticas que agitaram as arquibancadas lotadas. Além da cantora Wendy Poliana, mostraram seus talentos o grupo de patinação Mirage com a coreografia Colonizadores, inspirada na história dos indígenas brasileiros, e a academia Jing Wu, de kung fu e tai chi chuan, em uma apresentação com dragão chinês que uniu artes marciais e a percussão tradicional de tambor.

Em seguida, foi a vez de Juliana, atleta de ginástica rítmica com Síndrome de Down da Escola Especial Mercedes Stresser, que fez o ginásio vibrar com a coreografia Pantera Cor de Rosa.

No escuro e com lanternas na mão, os alunos da Footwork Patinação e Dança se apresentaram com a trilha sonora de um clássico do cinema, o filme Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters), de 1984.

Quem finalizou as apresentações especiais foi o grupo da Lótus Extreme – Escola de Dança e Centro Artístico com um energético número de hip hop.

Juramento

Os atletas que estão participando dos jogos também desfilaram na quadra do ginásio e perfilados fizeram o juramento do atleta comandado pela aluna do Colégio Positivo Marina Duarte.

Encerrando a festa, foi aceso o fogo simbólico dos jogos. A tocha foi carregada pelo paratleta do tênis de mesa Cinclair Trevisan, pela atleta de natação Heloisa Riske, que competiu nos Jogos Brasileiros para Transplantados de 2019, além da atleta de patinação Maria Joaquina, vice-campeã mundial.

A última a carregar a tocha foi a ginasta Julia Soares, bicampeã de solo na copa do mundo no Azerbaijão e Alemanha e atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Artística.

Rumo aos Jogos

Estudante do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Guarda Mirim do Paraná, Matheus Henrique Frutuosa vem se preparando para competir na edição 48° dos Jogos Escolares desde que seu time não se classificou na edição passada. “Nós treinamos o ano todo e acredito que podemos vencer sim, porque com certeza é uma paixão que compartilhamos”, afirmou.

Segundo o atleta de voleibol, o esporte é o cultivo da interação e amizade entre os atletas.

A diretora do colégio ressalta que a cultura do esporte é um importante pilar da educação. “Os Jogos Escolares são o resultado de um esforço anual para que os alunos interajam com o esporte. É importante porque cria responsabilidade, comprometimento, afinidade com as modalidades e é claro, orgulho de representar a sua instituição de ensino”, explicou.

Presenças

Também participaram da abertura dos jogos o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr; a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; o secretário de Estado do Esporte, Hélio Wirbiski; a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; a administradora Regional Santa Felicidade, Simone das Chagas; o administrador regional da CIC, Rafael Keiji; o administrador regional do Portão, Gerson Gunha; o assessor Especial de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; e os veradores Pier Petruzziello, Mauro Bobato e Beto Moraes