Grande Curitiba

48º Jogos Escolares classificam estudantes de Curitiba para a competição estadual

22 de maio de 2023 às 15:32
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Depois de uma semana intensa de competições chegou ao fim mais uma edição dos Jogos Escolares de Curitiba. A 48ª edição do evento realizado em parceria da Prefeitura de Curitiba com o Governo do Estado do Paraná reuniu perto de 5 mil alunos de 115 escolas públicas e particulares da cidade. Eles competiram em 12 modalidades e os vencedores também se classificaram para a fase macrorregional dos 69º Jogos Escolares do Paraná, de 7 e 11 junho, em Curitiba.

Neste ano, o destaque nas modalidades coletivas foi o Colégio Marista Paranaense, que garantiu o 1° lugar no futsal feminino categoria A e no voleibol feminino A e ainda ficou em 2° no voleibol feminino B e no handebol masculino B.

Nas modalidades individuais, o destaque foi o Colégio Estadual do Paraná, principalmente no atletismo. Na prova de 80 m rasos o colégio dominou o pódio com Eduardo Oesi Aguiar Padovan (1°), Vinicius Gonçalves Da Costa (2°) e Fabrício Fernandes Ferreira (3°).

Além deles, o colégio festejou com Elena Kaly Rocha Soares da Silva, que fez o tempo de 21,4 segundos nos 150 m sub-14, novo recorde de Curitiba na prova. E Beatriz Fischer Folmann de Oliveira conseguiu ótimo resultado no arremesso de peso, com 6,46 m.

O técnico e professor de atletismo do Colégio Estadual do Paraná, José Roberto Walter, ficou satisfeito com os resultados conquistados por seus alunos e afirmou que competições como estas proporcionam aprendizado e amizade entre os jovens.

“Os Jogos Escolares, além de proporcionar saúde, geram a cooperação e socialização e aumentam a capacidade cognitiva individual dos nossos jovens”, disse o professor.

Para o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Carlos Pijak Junior, os Jogos Escolares mais uma vez atingiram o objetivo de fomentar a prática esportiva na vida das crianças e jovens de Curitiba.

Além de descobrir novos talentos, os Jogos também têm como objetivo o desenvolvimento do esporte educacional, proporcionando aos jovens a participação em competições esportivas para a sociabilização e fortalecimento dos valores morais inerentes ao esporte.

“Buscamos também o investimento no esporte infantil, principalmente no contraturno escolar, já que entendemos que com as crianças e jovens desenvolvemos uma cultura esportiva, mesmo que eles não se tornem atletas. O objetivo é ter a prática esportiva incluída na vida de todos para ter uma boa saúde”, completou Pijak.