Grande Curitiba

“Seletiva” paralímpica procura novos talentos do paradesporto em Curitiba

23 de maio de 2023 às 11:53
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – De quarta (24/5) a sexta-feira (26/5), a UniBrasil Centro Universitário (Rua Konrad Adenauer, 442 – Tarumã) abrigará a primeira “seletiva” de talentos paralímpicos promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro. O objetivo é descobrir novos talentos nas mais diversas modalidades paradesportivas.

A participação é gratuita e não é necessária inscrição prévia. Podem participar pessoas com deficiência a partir dos 8 anos de idade.

Na quarta-feira (24/5), das 13h30 às 17h30, estão convidadas a participar as pessoas com deficiência física. Na quinta-feira (25/5), das 13h30 às 17h30, será vez das pessoas com o transtorno do espectro autista. Por fim, na sexta-feira (26/5) das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, serão avaliadas pessoas com deficiência intelectual e física.

Professores e técnicos da Smelj vão observar o potencial dos participantes, analisar a capacidade motora e intelectual para que cada um deles tenha a possibilidade de frequentar futuramente as atividades oferecidas pela secretaria.

“Nosso objetivo é dar a oportunidade para todas as pessoas com deficiência conhecerem um esporte e poder praticá-lo. São nestes momentos que proporcionamos novas experiências para essas pessoas e conhecemos futuras promessas do paradesporto”, disse o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.

Centro de Referência Paralímpico do Xaxim

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, já oferta gratuitamente várias modalidades paradesportivas, como bocha, tênis, basquete em cadeira de rodas e parabadminton.

As atividades são feitas no Centro de Referência Paralímpico de Curitiba, inaugurado no ano passado pelo prefeito Rafael Greca. O espaço fica no Centro de Esporte e Lazer Xaxim – João Derosso (R. Dom José Marello, 101, atrás da Escola Municipal Francisco Derosso) e também no Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas (R. Ninton João Marchesini, 49 – Cajuru)

Além da iniciação esportiva, o Centro Paralímpico Brasileiro também é usado para treinamentos de alto rendimento.