Grande Curitiba

Iluminação cênica em LED vai realçar a segunda igreja mais antiga de Curitiba

30 de maio de 2023 às 10:35
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Igreja Sant’Ana de Abranches, a segunda mais antiga da cidade (depois da Igreja da Ordem), vai receber iluminação cênica monocromática em tecnologia LED. A mudança servirá para realçar elementos e adornos criados em 1893 por colonos poloneses que a ergueram, e destacar a beleza singular da arquitetura do templo religioso e edificação histórica.

A igreja fica na Rua Vitório João Brunor, 688, onde equipes do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham na infraestrutura subterrânea necessária para posteriormente instalarem os equipamentos de iluminação em LED.

“As luminárias LED proporcionam melhor iluminação e economia de energia. Já a iluminação cênica realça a beleza singular dos templos religiosos e das edificações históricas, conferindo-lhes uma atmosfera especial e solene”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de obras públicas.

Serão iluminados os detalhes da arquitetura, como os pilares e janelas, a torre do campanário, elementos decorativos da fachada e das cruzes. Para isso, serão instalados 101 projetores, sendo 26 de embutir no piso e 75 luminárias direcionáveis, que servirão para destacar áreas específicas.

Imigrantes poloneses

Localizada na mais antiga colônia de imigrantes poloneses do sul do Brasil, a Igreja Sant’Ana de Abranches possui uma história que remonta a 1873. Foi quando os primeiros imigrantes poloneses se estabeleceram em Santa Catarina e, posteriormente, na região Norte de Curitiba. A primeira capela dedicada à Sant’Ana foi erguida no bairro Abranches, e a igreja atual, construída entre 1892 e 1893

A Igreja Sant’Ana de Abranches faz parte de um pacote de dez espaços públicos da cidade – sete igrejas e três monumentos – contemplados na segunda etapa dos programas de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos e Rosto da Cidade.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros, ressaltou a importância do projeto para a preservação do patrimônio curitibano.

“A iluminação cênica desses espaços contribui para a valorização de nossa história e cultura, proporcionando aos moradores e visitantes uma experiência única. Estamos comprometidos em preservar e destacar nossos monumentos e prédios históricos, tornando Curitiba ainda mais atrativa e acolhedora”. explica Tony.

Outros espaços da cidade, como o Santuário Nossa Senhora de Lourdes (Campo Comprido), as igrejas Ortodoxa Antioquina São Jorge (Mercês) e Nossa Senhora das Graças e Santa Gema Galgani (Barreirinha) e a Fonte do Memorial Paranista (Parque São Lourenço) também já receberam a infraestrutura subterrânea para a nova iluminação.

Os trabalhos de preparação serão executados agora na Igreja Sant’Ana de Abranches (Abranches), Santa Terezinha do Menino Jesus (Batel) e Catedral Ortodoxa Ucraniana São Demetrio (Mercês).

PPP

A partir do segundo semestre, os serviços de iluminação pública da capital serão prestados pela Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A, empresa vencedora da primeira parceria público-privada (PPP) realizada pela Prefeitura.