Na quarta, Tribuna Livre da Câmara de Curitiba debate a reciclagem
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na Tribuna Livre da sessão plenária da próxima quarta-feira (7), o professor e consultor ambiental Elias Belco, do Instituto de Solução, Inovação e Sustentabilidade (ISIS). Por proposição do vereador Rodrigo Reis (União), o convidado abordará o seguinte tema: “Transformar o lixo nosso de cada dia em sustentabilidade econômica, social e ambiental” (076.00029.2023).
A reciclagem, argumenta Reis na justificativa da Tribuna Livre, diminui os custos com a limpeza urbana e a poluição, “reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global, mantendo o meio ambiente sustentável para as gerações futuras”. “Economicamente, a reciclagem motiva o aumento dos rendimentos de uma empresa, uma vez que elas usam desse processo para redução de custos no processo produtivo”, pontua o requerimento.
“As práticas sustentáveis no tratamento do lixo estão associadas à diminuição da poluição, à reciclagem, à compostagem, à incineração e à eliminação do desperdício”, acrescenta a justificativa da Tribuna Livre da CMC. “De acordo com dados de um estudo realizado pela Associação Empresarial para Reciclagem [Cempre], o Brasil produz mais de 240 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% são recicláveis. No entanto, o país recicla apenas 2%.”
Na próxima segunda (5), comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela Organização das Nações Unidas em 1972. O tema central da campanha, em 2023, é buscar soluções para combater a poluição plástica. Dos mais de 400 milhões de toneladas de plástico produzidas todos os anos pelo mundo, metade é usada apenas uma vez e menos de 10% é reciclado. De 19 a 23 milhões de toneladas acabam em lagos, em rios e em mares. Os microplásticos também contaminam os alimentos e a água que ingerimos e o ar que respiramos.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que, por meio de um requerimento, indicam uma pessoa ou uma entidade para discursar e para dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, de apresentação de uma campanha de conscientização, de discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa, entre outros.
Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou uma atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba