No Dia Mundial do Meio Ambiente, Curitiba chega a 60 reservas particulares do patrimônio natural
COM ASSESSORIAS – Curitiba ganhou mais uma área de preservação ambiental nesta segunda-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente. Na abertura oficial da programação do Mês do Meio Ambiente, o prefeito Rafael Greca assinou o decreto que criou a Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) Giardini Flores, área de 7.027 metros quadrados no bairro Santa Felicidade.
No mesmo evento, que aconteceu no saguão da Prefeitura de Curitiba, o prefeito entregou certificados de reconhecimento das últimas seis RPPNMs criadas na cidade. Essas reservas vão resultar na preservação vitalícia de 35 mil metros quadrados de áreas verdes em Curitiba. O prefeito também lançou o livro e exposição sobre a diversidade da fauna de Curitiba.
“A palavra de ordem é sustentabilidade, que sejamos todos e cada um de nós, cada dia, mais sustentáveis e mais identificados com a grandeza da obra de Deus que é a natureza”, afirmou o prefeito.
A RPPNM Giardini Flores fica próxima ao Rio Cascatinha. Para a proprietária da reserva, Maria Eliane da Anunciação, o incentivo da Prefeitura na criação de RPPNMs estimula as pessoas a ajudarem na preservação do meio ambiente.
“Com o decreto que criou nossa RPPNM conseguimos conservar a mata e os animais que vivem lá. Isso é muito importante para o meio ambiente e um incentivo para que outras pessoas tenham essa conscientização para preservação ambiental”, afirmou Maria.
Como uma área verde vira RPPNM
A conservação e a preservação do patrimônio natural têm grande influência na manutenção da biodiversidade, no sequestro de carbono, no equilíbrio do microclima e na proteção dos recursos hídricos. A transformação de uma área em RPPNM é um ato voluntário do proprietário e de sua família, em prol da conservação e da preservação da área verde para as presentes e futuras gerações.
Maior patrimônio natural do Brasil
Curitiba é a capital com maior patrimônio natural no Brasil, tendo sido reconhecida pela Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CNRPPN) como a capital com o maior número de RPPNMs no país.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, destacou que as reservas particulares ajudam a capital a ser uma das cidades mais verdes do mundo. “Quero destacar a importância das RPPNMs, porque as reservas particulares são um ato voluntário dos proprietários e significa que essas áreas serão preservadas para sempre. Curitiba é a cidade com maior número de RPPNMs do Brasil, isso é um grande orgulho. Isso ajuda a preservar a biodiversidade da cidade, não só a flora como também a fauna”, disse Marilza.
Áreas protegidas
Ao todo são 60 Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal que totalizam 792.431,40 m² de áreas verdes particulares, protegidas em Curitiba.
Somente nesta gestão do prefeito Rafael Greca, a partir de 2017, foram criadas 43 reservas, que totalizam 632.472,61 m² de áreas preservadas.
Últimas RPPNMs criadas na cidade
Mata da Senzala, à Rua Ângelo Glenski, 486 – Ganchinho (área de 2.418,49 m²)
Giuseppe Verdi, à Rua Joaquim Montegute, 433 – Butiatuvinha (área de 5.352,51 m²)
Santa Felicidade, à Rua Tereza Luka, 210 – Santa Felicidade (área de 14.342,85 m²)
Dona Júlia, à Rua Amália Túlio Costa, 241 – Santa Felicidade (área de 3.851,04 m²)
Neoville 1, à Avenida das Indústrias, 305 – CIC (área de 2.400 m²)
Giardini Flores, à Avenida Manoel Ribas, n4.602 – Santa Felicidade (área de 7.027 m²)
Presenças
Também acompanharam o evento a secretária da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o secretário municipal extraordinário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr; o presidente da Cohab, José Lupion Neto, a presidente do Instituto Municipal do Turismo, Tatiana Turra; o administrador da Regional Portão/Fazendinha, Gerson Gunha; o assessor especial de Articulações Políticas, Lucas Navarro de Souza; o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Campos; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; a diretora do Departamento de Licenciamento e Fiscalização, Érica Mielke; o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo; o delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Guilherme Dias; e os vereadores Pier Petruzziello, Mauro Bobato, Bruno Pessuti, João da 5 Irmãos e Alexandre Leprevost.