Curitiba é o centro das discussões sobre inovação no Paraná com a Connect Week
COM ASSESSORIAS – Cidade mais inteligente e conectada do país, Curitiba é o centro estadual das discussões sobre inovação, com o início do Connect Week, nesta segunda-feira (19/6). A semana de inovação sediada na cidade vai até domingo (25/6).
O Connect Week reúne, em sete dias, 50 eventos sobre inovação, em diversos pontos da cidade, e pretende impactar 50 mil pessoas com agentes transformadores da chamada “tripla hélice da inovação”: poder público, empresas e meio acadêmico.
Na abertura, realizada no auditório do Canal da Música, nas Mercês, o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, ressaltou a importância de compartilhar as boas experiências inovadoras com todos os municípios do estado e que, mais do que tecnologia, inovar é criar soluções que melhorem a vida das pessoas.
“Parabenizo todos da nossa tríplice hélice da inovação que se reúne neste Connect Week em Curitiba. Será uma semana de conexões para falar da inovação, que só vale quando transformada em processo social. Tem muita inovação nos municípios do interior que podem inspirar soluções em cidades maiores e vice-versa”, destacou Pimentel.
Representando o prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito lembrou que Curitiba está na rota dos grandes eventos que discutem propostas inovadoras. Este ano, a cidade recebeu a quarta edição do Smart City Expo Curitiba, com 15 mil participantes em três dias de discussões com representantes do mundo inteiro sobre como tornar as cidades cada vez mais inteligentes.
Compartilhar experiências
O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, destacou que a Connect Week dá a oportunidade de gestores públicos de diferentes cidades se encontrarem em um mesmo local e compartilharem suas experiências.
“A inovação é um processo humano, de conexão, de colaboração e de ideias simples que podem mudar a vida do cidadão. Curitiba já faz isso, é reconhecida por soluções simples que impactam a vida das pessoas e tem mostrado que é possível encontrar soluções para problemas de qualquer cidade”, destacou Dario.
Durande a solenidade, o vice-governador e presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, lembrou que a inovação vai além das tecnologias digitais. “Não é apenas tecnologia para a indústria avançar. Inovação nada mais é que relacionamento. Quando há disposição para conversar, a gente vai longe”, disse.
Os eventos da Connect Week abrangem negócios, networking, tecnologia, carreiras, conexões, empreendedorismo à cultura, gastronomia e esporte. Entre eles, estão ações organizadas pelo Vale do Pinhão, ecossistema de inovação curitibano, por meio da Agência Curitiba.
Criado por diversos atores do ecossistema de inovação paranaense, a programação é uma parceria da Viasoft Connect, Prefeitura Municipal de Curitiba, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Sebrae-PR, Universidade Positivo e Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR/Acate).
Também participaram da abertura do Connect Week os secretários estaduais Marcelo Rangel (Inovação, Modernização e Transformação Digital); Ricardo Barros (Indústria e Comércio); Guto Silva (Planejamento); Márcio Nunes (Turismo); os deputados estaduais Artagão Junior, Adriano José, Márcia Huçulak, Hussein Bakri, Luiz Corte, Fábio Oliveira e Pedro Paulo Bazana; os prefeitos Junior Brindarolli (Morretes), Elizabeth Silveira Schmidt (Ponta Grossa), Sérgio Luiz Belich (Palmeira), Edemetrio Benato Junior (Inácio Martins), Moacir Alfredo Szinvelski (Mallet); o vice-prefeito de Paranaguá, José Carlos Borba; os vereadores de Curitiba Professor Euller e Mauro Bobato; o presidente do Tecpar, Celso Kloss; o diretor-geral da Celepar, Gustavo Barbosa; o diretor presidente do Detran-PR, Adriano Furtado; o presidente do Invest Paraná, Eduardo Bekin; e o presidente do Grupo Viasoft, Itamir Viola.