Grande Curitiba

FCC oferece Oficinas Regionais para formatação de projetos culturais na Lei Paulo Gustavo

21 de junho de 2023 às 15:55
(Foto: Cido Marques)

COM ASSESSORIAS – Para democratizar o acesso aos recursos da lei federal Paulo Gustavo para a área cultural, a Fundação Cultural de Curitiba vai oferecer oficinas regionais de capacitação básica de formatação de projetos nos editais da lei, que serão lançados em no fim de julho. Com as oficinas, a FCC quer ampliar a participação de artistas, produtores e empreendedores culturais de todas as regiões da cidade na concorrência por esses recursos.

As capacitações serão feitas pela equipe da Diretoria da Lei de Incentivo à Cultura e acontecerão em diversas datas, de 27 de junho a 5 de julho, sempre das 19h às 20h30, em pontos estratégicos da cidade, abrangendo as dez regionais. CONFIRA AQUI as datas e os locais.

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, ressalta a importância dessas oficinas, especialmente para produtores, artistas e agentes que nunca participaram de um processo de inscrição de projeto cultural.

“A intenção é fornecer orientações e conhecimentos básicos para os empreendedores da área artística, auxiliando na adequada candidatura aos recursos dos editais. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a economia criativa da cidade, promovendo uma participação ampla e diversificada de projetos”, destaca Ana Castro.

Nas capacitações será detalhado temas como cadastramento no sistema Sisprofice (Sistema de Informação da Cultura), documentações e outros detalhes técnicos básicos necessários para inscrever um projeto cultural em editais lançados pela FCC.

Plano de Ação de Curitiba aprovado

Curitiba se inscreveu no Ministério da Cultura e teve seu Plano de Ação da Lei Paulo Gustavo aprovado. A cidade receberá cerca de R$ 14,7 milhões para aplicar em projetos culturais, sendo que 70% desse valor será destinado ao setor de audiovisual, conforme diretriz do Ministério.

A regulamentação da lei estabelece que 20% dos recursos devem ser destinados a projetos realizados por pessoas negras e 10% para projetos de indígenas, o que representa um aporte de R$ 3,8 milhões para essas cotas. Para divulgar o direito a esses recursos, a FCC está trabalhando em parceria com a Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba, especialmente com a Assessoria da Promoção da Igualdade Étnica Racial.

Oficinas regionais

As oficinas serão feitas pela equipe da Lei de Incentivo à Cultura da FCC e serão abordadas informações básicas sobre as características da Lei Paulo Gustavo, detalhamento sobre os editais e orientações sobre a documentação e formatação necessárias para uma inscrição adequada.

Para dar mais agilidade, os Núcleos Regionais da FCC se juntaram em rodadas, e haverá um encontro final no Memorial de Curitiba, na Matriz, para esclarecer dúvidas gerais.

As oficinas serão realizadas em diferentes locais, contemplando as diversas regiões da cidade. A primeira acontecerá no Portão Cultural, abrangendo as Regionais Portão, Tatuquara, CIC e Pinheirinho. Nos dias seguintes, as capacitações serão no Memorial Paranista, no teatro Cleon Jacques, para as Regionais Boa Vista e Santa Felicidade, e no auditório da Rua da Cidadania do Bairro Novo, para a Regional de mesmo nome.

No dia 4 de julho, a oficina será no auditório da Rua da Cidadania do Cajuru, junto com a Regional Boqueirão. Por fim, a grande final ocorrerá na Matriz, no dia 5 de julho.

A coordenadora dos Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba, Angelina Balaguer, destaca que os interessados podem participar em qualquer uma das Regionais e, se necessário, até mesmo mais de uma vez. “Não há impedimentos para que alguém da região de Santa Felicidade participe da oficina na Regional do Cajuru, por exemplo, explica Angelina.

Vale ressaltar que a Fundação Cultural de Curitiba já realiza oficinas de formatação de projetos culturais on-line, por meio do canal no YouTube, mas, com a Lei Paulo Gustavo, ampliará as atividades para o formato presencial.

Além disso, após essa etapa, haverá também editais da Lei Aldir Blanc 2, outra lei federal que aportará recursos para todas as áreas artísticas. Portanto, é fundamental que novos agentes, produtores e artistas tenham conhecimento das ferramentas básicas para poder inscrever projetos e concorrer aos recursos disponíveis.

Oficina básica de Projetos Culturais, especial Paulo Gustavo nas Regionais de Curitiba

CIC, PINHEIRINHO, PORTÃO E TATUQUARA
Terça (27/06) – 19h às 20h30
Portão Cultural
Auditório Antônio Carlos Kraide (Avenida República Argentina, nº 3430 – Portão)

BOA VISTA E SANTA FELICIDADE
Quinta (29/06) – 19h às 20h30
Memorial Paranista – Teatro Cleon Jaques
Parque São Lourenço (Rua Mateus Leme, nº 4.700)

BAIRRO NOVO
Sexta, (30/06) – 19h às 20h30
Auditório da Rua da Cidadania do Bairro Novo
Rua Tijucas do Sul , nº 1.700 – Sitio Cercado

CAJURU E BOQUEIRÃO
Terça, (4/07) – Auditório da Rua da Cidadania do Cajuru
Av. Prefeito Mauricio Fruet 2150- Cajuru

MATRIZ E TODAS AS REGIONAIS
Quinta, (5/07) – Memorial de Curitiba – Teatro do Memorial
Rua Dr. Claudino dos Santos 79 – São Francisco (Largo da Ordem)