Juventude de Curitiba vai propor ações para combater as mudanças climáticas com rede internacional
COM ASSESSORIAS – Os jovens de Curitiba vão passar a se envolver mais com as questões climáticas e também poderão sugerir ações para o desenvolvimento de políticas públicas ambientais. Curitiba aderiu ao C40 City Youth Engagement Network (CYEN) (Rede de Envolvimento Juvenil da Cidade) no dia 30 de junho. As principais cidades do mundo também aderiram a ação que marcou a Semana de Ação Climática de Londres.
Curitiba já faz parte da rede C40, Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática, grupo que conecta prefeitos de quase 100 cidades no mundo, além de líderes de diversos setores da sociedade para discutir medidas urgentes e de grande impacto no enfrentamento da crise climática. A rede representa mais de 582 milhões de pessoas e reflete um quinto da economia global.
A partir da adesão do último dia 30 de junho, a capital paranaense também passa a envolver a juventude da cidade nas discussões sobre as mudanças climáticas. Em Curitiba, as ações do C40 City Youth Engagement Network (CYEN) serão coordenadas pela Assessoria de Relações Internacionais (Arin) da Prefeitura e pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) que vai reunir e convocar os jovens para as atividades e discussões.
Capacitações e fóruns
Segundo o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, a partir de agora as discussões e fóruns internacionais sobre mudanças climáticas promovidas pela C40 também vão envolver a participação dos jovens da capital paranaense.
“Curitiba se uniu a uma série de outras cidades do mundo que estão desenvolvendo políticas climáticas para as futuras gerações. Estamos conectados ao que está acontecendo no mundo inteiro no combate às mudanças climáticas”, afirmou Feijó.
A ideia, segundo o assessor-chefe de Relações Internacionais, é engajar os jovens nos debates sobre as mudanças climáticas. “Queremos que eles garantam um futuro melhor para as novas gerações. Os próprios jovens serão os maiores beneficiados e impactados por essas políticas climáticas que serão desenvolvidas com o C40 City Youth Engagement Network (CYEN)”, concluiu Rodolpho Zannin Feijó.
Esportes e juventude
O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, explicou que essa parceria com o C40 City Youth Engagement Network (CYEN) fortalece ainda mais as ações da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) para o incentivo da prática das atividades físicas e de bem-estar dos jovens da cidade.
“Além disso, vem ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU visando por meio das práticas esportivas e de lazer da juventude tornar Curitiba cada vez mais sustentável”, definiu Pijak.
Sobre a C40
Os prefeitos das cidades C40 estão comprometidos em usar uma abordagem inclusiva, baseada na ciência, e colaborativa para reduzir sua parcela justa de emissões pela metade até 2030, ajudar o mundo a limitar o aquecimento global a 1,5°C e construir comunidades saudáveis, equitativas e resilientes.
PlanClima
Curitiba integra esse grupo com o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), resultado dos esforços do Grupo de Trabalho do Clima que reúne 12 instituições coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo Ippuc.