Grande Curitiba

Dia da Doação de Órgãos: Câmara Municipal de Curitiba pede iluminação especial no Jardim Botânico

Vereadores endossaram duas sugestões de Marcelo Fachinello para Curitiba fazer parte de campanha nacional de doação de órgãos
22 de setembro de 2023 às 10:03
(Foto: Divulgação)

Na semana do Dia Nacional da Doação de Órgãos, que é celebrado em 27 de setembro, a sede histórica da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) estará iluminada na cor verde, em apoio à campanha nacional de conscientização sobre o tema. Para engajar mais pessoas na causa social, a CMC aprovou, na quarta-feira, o envio de duas sugestões para a Prefeitura de Curitiba. “A ideia é reforçar a importância da doação de órgãos e lembrar o número de vidas que podem ser salvas. Um doador de órgãos pode salvar até dez vidas e ajudar uma centena de pessoas”, destacou Marcelo Fachinello (Pode), presidente da CMC, em plenário.

Fachinello é o autor das duas indicações aprovadas pelo plenário, sugerindo que a Prefeitura de Curitiba, a exemplo do Palácio Rio Branco, ilumine o Jardim Botânico na cor verde no Dia Nacional da Doação de Órgãos (205.00359.2023), além de realizar campanhas para ampliar a compreensão das pessoas sobre a importância de ser doador de órgãos (205.00358.2023). “Lembrar a população de que a doação de órgãos é fundamental para a manutenção e crescimento do número de transplantes no Brasil”, destacou o parlamentar.

“O Brasil é o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA, mas ainda temos 60 mil pessoas aguardando na fila do transplante”, alertou Fachinello. O vereador sugeriu que, nessa campanha do Executivo, nas redes sociais e nos ônibus, por exemplo, seja destaque a lei municipal 14.880/2016, que dispensa o pagamento de serviço funerário municipal os familiares que comprovarem a doação de órgãos de parentes sepultados em Curitiba. “O Paraná já é referência em doação de órgãos no Brasil, mas sempre podemos evoluir”, disse o parlamentar. As sugestões serão convertidas em ofícios da CMC e depois enviadas à Secretaria de Governo.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba