Grande Curitiba

Casal de servidores da Saúde de Curitiba celebra a aposentadoria em cerimônia

6 de outubro de 2023 às 11:25
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A partir deste mês, o cirurgião-dentista Paulo Francisco Arant Martins, de 61 anos de idade e 31 anos de trabalho na Prefeitura de Curitiba, e a enfermeira Soriane Kieski Martins, 56 anos, servidora há 28 anos, preparam-se para começar uma nova fase de vida.

O casal que se conheceu na linha de ônibus Interbairros II, na época da faculdade, e escolheu a carreira de servidor público municipal acaba de se aposentar. Na tarde desta quinta-feira (5/10), eles celebraram o início de uma nova fase: estão de malas prontas para viver no Canadá perto da filha, que já mora naquele país.

A cerimônia de aposentadoria preparada pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) reuniu Paulo, Soriane, colegas da Secretaria Municipal da Saúde, onde eles trabalharam, e mais de 50 pessoas de diferentes secretarias, no Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba.

“Com orgulho, faço parte de uma equipe que queria muito que o SUS, o Sistema Único de Saúde, desse certo. E deu. Sou um dos que sempre ajudaram a fortalecer o SUS em Curitiba”, comemora Paulo, dentista por 27 anos na Unidade de Saúde Vila Verde, na CIC.

Soriane trabalhou em unidade de saúde, coordenou a enfermagem e encerra a carreira na área de auditoria da Secretaria da Saúde. “A sensação é de alegria, de dever cumprido com louvor. Todos os dias eu aprendi algo, até o último dia”, declara ela.

“Escolhemos esse momento para a aposentadoria porque estamos jovens e ainda podemos aproveitar muitas coisas na vida”, diz ele.

Faça algo

O diretor de Previdência do IPMC, Hélio José Pizzatto, que conversou com os novos aposentados da Prefeitura, ressaltou a importância de cada pessoa realizar algo. “É fundamental a ocupação da mente no momento da aposentadoria”, declarou. “E para que esta fase seja boa, cuidem da saúde, façam exercícios e preservem a mobilidade”, defendeu.

A reunião mensal do IPMC teve, pela primeira vez, a participação do Instituto Curitiba de Saúde, (ICS), o plano de saúde dos servidores. O coordenador da Central de Relacionamento, Rubens Nadolny, citou alguns dos programas de prevenção às doenças e respondeu as dúvidas mais comuns entre os aposentados.

“Nada muda para quem já é beneficiário do ICS. A única mudança possível acontece se a aposentadoria for menor do que o salário, já que o valor que cada um paga pelo plano corresponde a 3,9% do que aquilo que a pessoa ganha”, explicou. Quem chegou à etapa da aposentadoria e ainda não é beneficiário do ICS, pode aderir. Dependendo de cada caso, o servidor poderá ter que cumprir prazos de carência.

A professora agora aposentada Marilice Ferrari, de 58 anos, participou da reunião e, na saída, registrou sua imagem ao lado da galeria de prefeitos da cidade, no corredor de acesso ao Salão Nobre.

“Enquanto eu trabalhei aqui na Prefeitura, nos últimos 24 anos, passaram cinco prefeitos. Valeu a pena estar aqui nesses anos, eu me apaixonei pela educação e me dediquei à cidade educadora que Curitiba é”, celebrou ela, que trabalhava até recentemente na Escola Municipal Vinhedos, em Santa Felicidade. Na aposentadoria, além de cuidar dos pais, Marilice pretende empreender.

Informações importantes

A gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, detalhou aos participantes da reunião as funcionalidades disponíveis no site do IPMC, alertou para a importância da prova de vida e de todos manterem sempre seus dados atualizados.

Representante da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC), Liane Brum incentivou os novos aposentados a conhecerem as atividades organizadas pela Associação.

Para mais informações, os servidores devem entrar em contato com a AAPC pelo telefone (41) 3225-3182 ou pelo whatsapp (41) 98522 9158. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h30.