De empacotador a gerente de área, Jéferson dos Santos é um case de sucesso
COM ASSESSORIAS – A trajetória profissional do curitibano Jéferson Luiz Gonçalves dos Santos resume uma história de sucesso. Além de estar há 27 anos na mesma empresa, onde faz carreira, ele compõe o estrito universo dos 26,6% dos brasileiros com algum tipo de deficiência empregados – em Curitiba, talentos que o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura se esforça para colocar no mercado por meio de feiras de empregabilidade. Nesta quarta-feira (11/10), comemora-se o Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência Física.
“Comecei como pacoteiro, com 17 para 18 anos, e hoje sou gerente de perecíveis. É meu primeiro e único emprego com carteira assinada”, conta Jéferson, que tem deficiência motora fina e trabalha na loja da rede de supermercados Festval da Praça 29 de Março, no bairro Mercês. Por lá, informa, mais dez trabalhadores têm algum tipo de deficiência.
Sob sua coordenação está uma equipe estimada por ele entre 70 e 80 trabalhadores. Eles mantêm funcionando setores sensíveis do supermercado, como hortifrúti, açougue, padaria e frios. É o caso do líder de padaria Alessandro Morais, sempre sob o olhar atento do gerente. “É tranquilo trabalhar com ele, bem bom”, avalia Morais.
Para Santos, conseguir chegar onde está é falar sobre sonhos e conquistar pessoas. “É fazer um bom trabalho e buscar que ele seja cada dia melhor para todos”, define ele, ciente das barreiras persistentes no mercado de trabalho para quem tem deficiência. “É difícil mas é possível. O caminho é não se aquietar e seguir em frente porque vai ter um lugar pra você, o seu lugar”, ensina.
Em Curitiba, informa a analista de Gente e Gestão da rede, Juliane Rodrigues, os supermercados Festval têm 3.724 colaboradores, dos quais 176 possuem diferentes tipos de deficiência. Como Jéferson dos Santos, com deficiência física, são 15. Em Cascavel, no oeste do Paraná, são 781 colaboradores, sendo 37 com deficiências. Onze têm deficiência física.