Novos autores estreiam na cena literária de Curitiba com lançamentos de 4 livros
COM ASSESSORIAS – Até o fim deste mês, mais quatro livros de novos autores curitibanos terão lançamentos nos espaços da Fundação Cultural de Curitiba. “Chão Brasil” e “Entretanto, entre tantas” serão lançados neste sábado (18/11). No sábado seguinte (25/11), será a vez de “Detetives de quintal” e “Mesmo se a tempestade chegar”.
As obras serão disponibilizadas em versão impressa e no formato de e-book. Todas foram selecionadas por meio do edital Literatura – Publicações, do Fundo Municipal da Cultura, voltado a incentivar a produção literária e a formação de novos autores.
No total oito autores foram contemplados pelo edital, apresentando obras de diversos gêneros literários, desde poesias e crônicas a livros infantis e romances.
Chão Brasil
No sábado (18/11), a antologia Chão Brasil, do coletivo Membrana, será lançada no Teatro Universitário de Curitiba. O evento terá um bate-papo com os autores, performances de Hell e Luna Madsen, além de um pocket show de Luciano Facchini com Fernanda Koppe. Os autores também realizarão leituras de seus poemas, com tradução simultânea em Libras.
Chão Brasil é o quarto trabalho do coletivo Membrana e marca o primeiro lançamento do grupo em formato de livro. A antologia foi elaborada em 2022, quando os integrantes, preocupados com questões sociais, decidiram explorar o significado de nascer, viver e escrever no Brasil.
Rafaela Tavares, que faz parte do projeto, conta que o coletivo decidiu se inscrever no edital Literatura – Publicações, do Fundo Municipal da Cultura, acreditando que é fundamental ocupar espaços de fomento e incentivo à literatura, e que recursos e apoio são necessários para que coletivos como o Membrana possam explorar formatos como o livro, algo que seria difícil de bancar por conta própria.
Entretanto, entre tantas
Também no sábado (18/11), o livro de Graziella Calazans será lançado na Casa da Leitura Hilda Hilst, com um bate-papo com a autora e sessão de autógrafos.
Grazi Calazans sempre considerou a escrita uma terapia. Ela transborda sentimentos nos seus textos. Em seu primeiro livro, a autora reuniu textos dos últimos dez anos, tendo como temática central suas experiências como mulher, nômade e mãe solo.
No último sábado do mês de novembro (25/11), mais dois livros serão lançados na Casa de Leitura Wilson Bueno: Fundo de Quintal, de Alisson Freyer, e Mesmo se a tempestade chegar, de Paulo Rodrigo. Ambos contarão com bate-papo com os autores e sessão de autógrafos.
Serviço: lançamentos literários
Dia 18/11
“Chão Brasil” – 15h
Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC – Travessa Nestor de Castro, s/nº, Galeria Júlio Moreira – Centro
“Entretanto, Entre tantas” – 16h
Local: Casa da Leitura Hilda Hilst – Rua da Cidadania do Cajuru – Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150 – Cajuru
Dia 25/11
“Detetive de Quintal” – 14h
“Mesmo se a Tempestade Chegar” – 16h
Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Av. Rep. Argentina, 3430 – Portão