Abertura da Pirâmide Solar de Curitiba e dois parques marcam novo tempo da Regional Tatuquara

COM ASSESSORIAS – Em 2023, a Regional Tatuquara, formada pelos bairros Tatuquara, Caximba e Campo de Santana, deu um salto em desenvolvimento.
Foi um período em que os 124.759 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE e do Ippuc (2020), assistiram ao início da operação da Pirâmide Solar de Curitiba, o avanço do Bairro Novo da Caximba, o andamento da reforma e ampliação da Escola Municipal Joana Raksa e a abertura dos mais novos parques da cidade: Pinhal de Santana e Rio Bonito do Tatuquara, ambos no bairro Campo de Santana.
Energia Solar
Inaugurada no dia 29 de março, aniversário de 330 anos da cidade, a Pirâmide Solar de Curitiba gerou, em seis meses de funcionamento, uma economia de R$ 1,17 milhão para os cofres públicos do município.
“Este lugar antes era passivo ambiental e agora foi transformado em um ativo ambiental, um exemplo para o Brasil e também uma lição que Curitiba dá ao futuro da humanidade”, disse o prefeito Rafael Greca ao dar início às operações do complexo com 8,6 mil painéis fotovoltaicos.
Bairro Novo da Caximba
Outra intervenção sustentável de grande envergadura que avança na regional é o Bairro Novo da Caximba, o maior projeto socioambiental em execução no país. Serão 1.147 famílias reassentadas e outros 546 imóveis em regularização fundiária.
O projeto prevê ainda um parque linear, dique de contenção, novos e ampliados equipamentos públicos, além de completa infraestrutura de pavimentação, iluminação e redes de luz, água e esgoto.
Reforma e ampliação da Joana Raksa
Como parte as intervenções do Bairro Novo da Caximba, a Prefeitura está fazendo obras de reforma e ampliação na Escola Municipal Joana Raksa.
UEI Tatuquara
Em 2023, a região ganhou também a entrega da Unidade de Educação integral (UEI) do Tatuquara e a revitalização Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vó Anna.
A nova UEI tem capacidade para 600 estudantes (300 pela manhã e 300 à tarde) e o CMEI Vó Anna ganhou novas salas adaptadas para atender crianças de 0 a 3 anos, com a capacidade ampliada de 205 para 215 crianças.
Ruas com asfalto de qualidade
O programa Asfalto Novo da Prefeitura promoveu a mudança da paisagem urbana da Regional Tatuquara.
Desde 2017, a Prefeitura asfaltou 76,2 km de ruas na região. Quase metade dessa extensão (36,5 km) foram de asfalto no saibro.
As intervenções do Programa Asfalto Novo contemplarem vias importantes, como a Estrada Delegado Bruno de Almeida. Foram 3.968 m de obras, entre a ruas João Batista Bettega Júnior e Lucas Carvalho, no Tatuquara.
O aposentado Luiz Contezini, 77 anos, que mora na Delegado Bruno de Almeida desde 1990, gostou do trabalho.
“Ficou excelente aqui para nós. Lembro que antigamente tinha pó e buracos. Era difícil andar por aqui. Agora ficou perfeito”, elogiou.
Asfalto novo é bom para os negócios
Também receberam requalificação, em 2023, outras 18 ruas da região. Está nesta leva a Uriel Nogueira dos Santos, entre a Estrada Delegado Bruno de Almeida e a Rua Alda Basseti Bertholdi, no Campo de Santana, requalificada numa extensão de 635 m.
Gleisa Adaignine, 28 anos, dirige um pet shop na rua e aprovou a benfeitoria. “O asfalto ficou muito bom, com a pintura de faixas de sinalização bem visíveis. Melhorou inclusive o movimento para o nosso comércio”, atestou.
A jovem Anna Clara da Silva, 18 anos, moradora do Campo de Santana, também aprovou a transformação. “A rua tinha muito buraco e a água da chuva empossava. Agora ficou bom”, elogiou.
Zeladoria urbana
Além do asfalto novo, a malha viária já existente na região recebe cuidados constantes. As ações de tapa-buraco chegaram a 93,3 km no período de janeiro a novembro de 2023.
As ações de drenagem, que envolvem a substituição de ralos, desobstrução de galerias pluviais, correção de erosão e reassentamento de tubos danificados, somaram 1.246 metros. E a limpeza de caixas de captação somou 1.838 unidades.
Já as roçadas para manter ruas, parques, praças e locais públicos alcançaram 1.303.189 metros quadrados.
Como parte do programa Curitiba Contra as Cheias, a Prefeitura realizou 68 ações na região em 2023, entre manutenções de galerias pluviais, de passarelas, pontes de madeira e de concreto, contenção de taludes e limpeza, desobstrução e desassoreamento de rios, córregos e canais.
Dois parques novos
A Prefeitura implantou dois belos parques na regional em 2023: o Pinhal de Santana e o Rio Bonito do Tatuquara, ambos no bairro Campo de Santana.
O Pinhal de Santana tem área de mata nativa de 250 mil metros quadrados e conta com parquinho inclusivo com piso emborrachado e pista de caminhada.
Já o Parque Rio Bonito do Tatuquara, o 48º de Curitiba, tem 44,4 mil metros quadrados de área, duas canchas de minifutebol, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, três parquinhos (dois com pisos emborrachados), cinco espaços de estar e três bicicletários.
Pista de skate
O Tatuquara também a passou a ser referência em skate de alto nível em Curitiba. A Prefeitura fez uma reformulação completa na pista de skate da Praça Soldado Wagner Alves Sampaio. Todo o piso foi trocado e também foi desenvolvido um novo desenho, com a inclusão de novos obstáculos e melhorias dos antigos.
horta Santa Rita
A horta Comunitária Santa Rita I foi remodelada e recebeu a instalação de blocos de concreto e placas de PVC que separam cada canteiro.
Mudança de sentido
Para garantir que o trânsito flua melhor, a Superintendência de Trânsito (Setran) transformou a Rua João Batista Bettega Júnior, no bairro Tatuquara, em sentido único.
O mesmo procedimento foi adotado com Rua Sargento Francisco da Silva Cotrin, no bairro Tatuquara, que passou a ser de mão única no trecho entre as ruas Jaime José Vojciechoviski e Matheus Luiz Dalagassa.
Iluminação de LED
As ruas Alberto Cominese, Francisco Raphael di Lascio, Arthur de Souza, Gustav Janzen e Delivar Tadeu de Mattos no conjunto habitacional Terra Santa, Tatuquara, receberam iluminação de LED, garantindo melhor visibilidade e reduzindo a sensação de insegurança durante a noite. As trocas de lâmpadas e outros serviços na rede de iluminação pública da região somaram 1.450 intervenções.
Solicitação de serviços
A procura da população por serviços também foi um dos destaques. De 1° de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023, foram realizados 206.900 atendimentos na Rua da Cidadania do Tatuquara.