Grande Curitiba

Quer asfalto em rua de saibro? Saiba como moradores de Curitiba conseguiram melhoria no bairro

23 de janeiro de 2024 às 14:20
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Com o programa Asfalto no Saibro, a Prefeitura de Curitiba transforma ruas de pavimento primário e sem infraestrutura em vias bem pavimentadas, com completa estrutura de drenagem. São contempladas prioritariamente as ruas oficiais cuja obra é solicitada pela população nas audiências públicas do Fala Curitiba e pelo Canal 156. A Rua Augusto Schechetel, no Xaxim, cuja obra iniciou há pouco mais de uma semana, é um exemplo.

A transformação da rua de terra batida começou pela escavação que garantirá um novo e completo sistema de drenagem, com implantação de galerias de água pluvial, boca de lobo e meio fio. A etapa seguinte será a pavimentação em asfalto, colocando fim aos buracos, poeira e lama.

As melhorias acontecem ao longo de 350 metros, entre as ruas Issac Krieger e Adelia Zaninelli Vons, como resultado da ação coletiva de moradores que teve o motorista de ônibus do transporte coletivo Alex Wenceslau como um dos organizadores.

“Eu passava os dias dirigindo e vendo obras e asfalto novinho chegando nos bairros, mas voltava para casa e tinha que pular os buracos da minha rua. Eu queria viver numa rua bonita e foi assim que aprendi a usar o 156 e o Fala Curitiba, que são eficientes e funcionam. Foi assim que vimos a obra na rua começar”, contou Wenceslau.

Como solicitar?

O morador conta que antes de descobrir os canais oficiais de solicitação de obras e serviços da Prefeitura havia procurado apoio para a execução das obras junto a meios de comunicação, chamando reportagens para mostrar a necessidade de infraestrutura. “Alguns repórteres estiveram aqui, fizeram um estardalhaço, mas resolver mesmo foi só quando chegamos a quem tinha que nos ouvir, o pessoal do prefeito, da gestão”, diz Wenceslau. “Eu deixo como sugestão para quem quer melhorar a sua rua participar das audiências e falar sempre com o 156”, completou.

Para mobilizar a vizinhança o motorista criou um grupo de conversas pelo whatsapp que foi por onde comunicou a turma quando soube, por meio da equipe da Administração Regional Boqueirão, que a obra iria começar: “Fiquei emocionado, mandei a mensagem pra turma chorando de alegria”.

Não foi difícil convencer os vizinhos a também serem ativos na participação popular, na solicitação pelas melhorias. “Pra sair de casa eu tinha que pular valeta, então a gente se organizou, todo mundo fez o mesmo pedido na Prefeitura e agora está todo mundo feliz com o início da obra”, disse o aposentado Josmar Batista.

“Morar em rua de chão batido é um sofrimento que para nós agora tem data para acabar”, diz o marceneiro Eli Cavalcanti. Solicitar os serviços pelo 156 virou rotina para o morador. “Agora que vimos como funciona, tudo o que a gente acha que é pra melhorar a rua, o bairro e a cidade a gente registra por lá”, relatou Cavalcanti.

131 km de obras

Desde a sua implantação em 2018, o programa Asfalto no Saibro assegurou à cidade mais de 131 km de obras que estão livrando moradores de todas as regiões da cidade dos buracos, da poeira e da lama.

A extensão das obras – equivalente à distância entre Curitiba e Joinville, em Santa Catarina – está distribuída em 613 ações entre intervenções já executadas, em andamento, as que estão prestes a iniciar os serviços ou em processo de contratação.

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e tem a maioria das obras, 99%, nos bairros mais distantes do Centro. São 535 obras já finalizadas que garantiram 112.801 metros de asfalto e drenagem nos bairros.

“Atualmente estamos com 25 ações em andamento que somam 12 km de vias de saibro que serão cobertas pelo asfalto”, diz Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

As frentes de obra, destaca Rodrigues, neste momento, acontecem em ruas dos bairros Cajuru, Campo do Santana, Caximba, CIC, Fazendinha, Lamenha Pequena, Riviera, Santa Felicidade, Seminário, Tatuquara, Umbará, Vila Izabel e Xaxim.