Grande Curitiba

Arroio Gleba da Ordem recebe desassoreamento para prevenção contra enchentes em Curitiba

7 de fevereiro de 2024 às 15:39
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham no desassoreamento do Arroio Gleba da Ordem, no Tatuquara, para a prevenção de enchentes. O serviço contempla a totalidade do córrego – cerca de três quilômetros de extensão -, iniciando na Rua Jovenilson Américo de Oliveira, até a Reserva do Bugio, na divisa com Araucária.

Com auxílio de uma escavadeira elétrica, está sendo realizada a limpeza, remoção do sedimento e também a readequação dos taludes, estruturas da inclinação do terreno na margem do rio que garantem a estabilidade do solo.

“O desassoreamento é um meio de evitar a obstrução dos rios e outras bacias fluviais principalmente em épocas de muita chuva, como tem acontecido nesse verão”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

Cuidado com a população

O Arroio Gleba da Ordem é margeado em parte de sua extensão pela Rua José Mulaski Gebert, onde mora e trabalha o mecânico Neemias Ferreira de Mello, proprietário do Clinicar Auto Center. Ele ficou satisfeito com o cuidado. “É um serviço muito bom. Além de prevenir enchentes, eles também tiraram lixo que havia sido jogado por outros moradores, como um sofá e pneus que poderiam ser focos do mosquito da dengue”, disse o mecânico.

A intervenção começou em dezembro de 2023 e tem previsão de término para o fim deste mês. Até o momento, cerca de dois dos três quilômetros de extensão do arroio já foram concluídos.

Os resíduos retirados do córrego são levados diariamente para um aterro sanitário licenciado.