Grande Curitiba

Rotary Club Curitiba completa 91 anos em março e convida Greca para comemorações

27 de fevereiro de 2024 às 10:50
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca recebeu, na tarde desta segunda-feira (26/2), o convite para participar da solenidade em celebração ao Rotary Club Curitiba, que comemora 91 anos de existência em março. Ele foi o primeiro clube Rotary de Curitiba e do Paraná.

“É com muita alegria que recebo esse convite desses companheiros curitibanos ilustres do Rotary Club Curitiba. Tenho profundo apreço pela trajetória de notáveis serviços comunitários deste clube tão tradicional e tão querido”, destacou Greca.

O convite foi entregue ao prefeito pelo presidente do Rotary Club Curitiba, Fabiano Reche dos Reis, e pelo governador do Distrito 470 (que compreende os 102 Rotary Clubs de Curitiba, Região Metropolitana, Campos Gerais e litoral paranaense), Laerzio Chiersorin Junior.

O Rotary Club Curitiba foi fundado em 20 de março de 1933 e a celebração do 91º aniversário será em 26 de março, data em que se festeja o Dia do Rotariano Paranaense. A solenidade será na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e contará com a presença dos clubes dos quatro distritos rotários paranaenses. O evento ocorre às vésperas do aniverário de 331 anos de Curitiba, em 29 de março

O Rotary Club Curitiba integra o Rotary International, uma associação de clubes de serviços cujo objetivo é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz a nível internacional.

No mundo todo, existem 37 mil clubes Rotary, somando 1,1 milhão de membros, os rotarianos.

Novo monumento

Durante o encontro, no gabinete do prefeito, no Palácio 29 de março, os rotarianos solicitaram ao prefeito apoio para um novo local para o monumento que identifica a presença do clube na cidade. O anterior estava posicionado no canteiro central onde atualmente a Prefeitura está executando o trecho final da Linha Verde.

“Estamos fazendo uma “muvuca” onde estava o monumento, onde teremos uma rua com 12 pistas, três trincheiras e um terminal de transporte. Estamos estudando a ideia de um novo monumento a ser construído pelo Rotary na divisa entre a Linha Verde e a rodovia”, disse Greca.

Também estiveram no encontro o vereador Márcio Barros; o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; e representantes do Rotary Club de Curitiba: o atual vice-presidente, Demetrius Fabiano Fernandes; e os ex-presidentes Marcos Domakoski Deodato Mansur, Marcos Muniz e Eri Kunrath. Também compareceram os rotarianos Sergio Augusto Fernandes e Gilmar Cardoso, todos presenteados com o livro Paranismo.