Grande Curitiba

Estagiários do CIEE têm encontro para promover igualdade de gênero em Curitiba

28 de fevereiro de 2024 às 11:08
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba (ADH), junto ao Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), realizou uma palestra para promover a equidade de gênero entre os jovens. Voltado a estagiários do CIEE, o evento aconteceu nesta terça-feira (27/2) na sede da instituição (Rua Dr. Faivre, 398).

A ação foi conduzida pela analista de desenvolvimento organizacional da ADH, Vânia Paisano Martins, e pelo psicólogo da ADH, Maicon Pereira, e foi acompanhada por cerca de 150 estagiários.

“Nesse momento, essas pessoas começam a formar as suas primeiras relações de trabalho e é importante que elas já possam identificar os tipos de violência, como a violência contra a mulher e o machismo. Quando ainda são jovens, é mais fácil que as pessoas percebam as práticas discriminatórias e busquem fazer diferente”, explica Vânia.

A Assessoria de Direitos Humanos tem intensificado as ações preventivas e de caráter educativo para disseminar a necessidade de combate às desigualdades de gênero.

Políticas para Mulheres e Masculinidade Consciente

A primeira etapa da palestra abordou o tema Políticas para Mulheres, expondo as diversas desigualdades de gênero presentes na sociedade e no mercado de trabalho. Vânia ainda apresentou maneiras como a população pode fazer pedidos a respeito do tema para a Prefeitura, por meio do Portal dos Direitos Humanos e do Fala Curitiba.

“É muito bom ver que as gerações mais jovens têm mais consciência sobre equidade de gênero e não aceitam os mesmos comportamentos machistas que gerações anteriores. Mesmo assim, ainda há muito o que conquistar, principalmente porque essas práticas vêm sendo transmitidas há bastante tempo”, diz Vânia.

Já na segunda parte do evento, com o tema Masculinidade Consciente, o psicólogo Maicon Pereira mostrou como a maneira com que o homem é tratado pela sociedade influencia nas desigualdades de gênero e como as pessoas podem mudar esse panorama. O palestrante também expôs algumas das formas como o machismo se manifesta no cotidiano.

Tema relevante

Os estagiários Ana Palucci, de 20 anos, e Ian dos Santos, de 19, mostram como as pessoas mais novas já estão mais abertas a ideias de igualdade e de combate à violência contra a mulher.

“Alguns já sabiam muito do que está sendo dito. Na minha experiência até agora, isso sempre foi uma coisa que me preocupou”, conta Ana. “Infelizmente nós ainda notamos exemplos de desigualdade, como mostram a estatísticas que apresentaram no evento”, completa Ian.

Mesmo que muitos jovens já sejam mais conscientes em relação ao tema, ações como essa continuam sendo relevantes, como afirma Gabriela Lopes, de 20 anos.

“Falar sobre esses assuntos é muito importante, nós ainda estamos longe de termos condições iguais e muitas pessoas não sabem disso” relata Gabriela.

Palestras sobre direitos humanos

Ao longo desta semana, a Assessoria de Direitos Humanos, em parceria com CIEE, promove diversas palestras, com expectativa de 550 participantes. Os eventos acontecem no CIEE (Rua Dr. Faivre, 398 – Centro) e são voltados a profissionais e jovens envolvidos nas atividades do centro.

Além da ação desta terça-feira, também foi promovida uma palestra sobre direitos humanos na manhã da última segunda-feira (26/2). Confira a programação do restante da semana:

Quarta-feira (28/2): Palestra sobre Diversidade Sexual, das 14h às 15h
Quinta-feira (29/2): Palestra sobre Políticas de Igualdade Étnico-Racial, das 14h às 15h