Grande Curitiba

Asfalto Novo revitaliza mais uma rua do Capão Raso, em Curitiba; Regional Pinheirinho já teve 111 km recuperados

7 de março de 2024 às 16:22
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Rua Osório dos Santos Pacheco, no Capão Raso, agora integra a lista de mais de 1.800 ruas já contempladas ou com obras em andamento a partir do Programa Asfalto Novo, da Prefeitura de Curitiba, para requalificação da malha viária da cidade. A reciclagem do pavimento começou na última quarta-feira (5/3) e acontece em 410 metros, desde a Rua Santa Regina até o final da via.

Os trabalhos devem ser concluídos em aproximadamente 20 dias, dependendo das condições climáticas. A intervenção está alinhada ao compromisso da Prefeitura de zelar pela mobilidade urbana, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.

Obra reivindicada

O início da obra, com grandes equipamentos tomando a via para o trabalho de remoção da camada deteriorada do asfalto antigo, é acompanhada com satisfação pelos moradores que reivindicavam a melhoria desde que viram outras vias do bairro serem pavimentadas.

“Todas as outras ruas do entorno foram melhoradas e faltava a nossa, a mais aguardada para nós que já não aguentávamos mais a quantidade de buracos”, disse a aposentada Valmir Teresinha Sureck.

Do quintal de casa, ao lado do marido, o aposentado Segismundo Sureck, ela admira a técnica usada para deixar a rua com asfalto novo. “Que coisa boa essa transformação. Vou voltar a tirar o carro da garagem porque ultimamente as condições da rua me desanimavam”, contou Segismundo.

A diretora de eventos, Sandra de Souza Thuler, uma das moradoras que mobilizou na Prefeitura a solicitação pela intervenção na rua, acredita que o conjunto de obra pelo programa Asfalto Novo no bairro vai ajudar as pessoas a viverem melhor.

“Várias ruas foram melhoradas e isso melhora toda a região. Convivíamos com buracos que acumulavam água, viravam lama, poeira e nos davam bastante trabalho”, disse Sandra.

O fabricante de minicarretas Cezar Passos é outro morador feliz. “Cada chuva que dava enchia a rua de buracos, o asfalto estava muito deteriorado. Agora ficaremos com uma rua novinha, igual estão outras no bairro”, festeja Cezar.

Outras vias

A via em manutenção cruza a Rua Major Sebastião Izidoro Pereira, que também faz parte do programa de requalificação viária. Recentemente concluído, o novo asfalto cobriu o antipó desgastado pela ação do tempo em 376 metros, no trecho entre a Rua Bôrtolo Gusso até a Rua Francisco Habinovski. “Uma beleza ter a rua com asfalto novo, foi o fim dos buracos”, contou Wilian Lourenço da Silva.

Outra via incluída é a José Raksa, com melhorias executadas nos 790 metros desde a Rua Atílio Brunetti até o fim da via. A rua já recebeu a primeira e duas camadas de asfalto que servirão para devolver a boa condição de circulação no local.

No mesmo bairro, na Vila Parque Industrial, a manutenção do pavimento, também pelo método da reciclagem, está em andamento na Rua Alberto Leschkau, nos 445 metros no trecho entre as ruas Antônio Gallés e Laudelino Ferreira Lopes.

Reforço na estrutura

Conforme explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, nos serviços em andamento nas duas vias, revitaliza-se a camada asfáltica danificada com o reforço da estrutura do pavimento. A técnica da reciclagem reduz os impactos ambientais e otimiza recursos.

“O que fazemos é retirar e triturar o antigo pavimento. Depois, incorporamos ao material água, cimento e pedra, compondo uma nova base para o piso. Em seguida, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico”, apontou Rodrigues, ao lembrar que a Regional Pinheirinho, que engloba os bairros Capão Raso, Fanny, Lindóia, Novo Mundo e Pinheirinho, já recebeu 193 obras de pavimentação, recuperando 111 km com pavimento de boa qualidade. São 186 intervenções já concluídas e sete em andamento.

Obras entregues

O programa Asfalto Novo, implantado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca, já viabilizou 2.139 obras na cidade entre trabalhos já finalizados e em andamento, assegurando 1.032 km de intervenções que são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). São 2.028 obras entregues (946.304 metros) e 85 em andamento (79.447 metros).

O critério de inclusão das vias no programa Asfalto Novo considera e prioriza, além das ruas com equipamentos públicos, como unidades de saúde e escolas, aquelas que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo e aquelas escolhidas pela população através do 156 e do Fala Curitiba.