Grande Curitiba

Com bloqueios, Rua Professor Nivaldo Braga começa a receber asfalto novo

11 de março de 2024 às 15:58
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) começaram na manhã desta segunda-feira (11/3) a mobilização para a obra de requalificação do asfalto na Rua Professor Nivaldo Braga. A via – que formará com a Rua Professora Olga Balster um novo binário entre os bairros Tarumã e Cajuru – vai ganhar asfalto novo em 1.250 metros, entre as avenidas Victor Ferreira do Amaral e Affonso Camargo.

Para a execução dos trabalhos, a Nivaldo Braga terá bloqueio total nos trechos onde os serviços estiverem acontecendo. A interrupção à passagem dos motoristas começou a partir da Avenida Affonso Camargo em direção à Rua Francisco Mota Machado e avançará quadra a quadra.

O local está devidamente sinalizado pela empresa O Betacem Construções e Empreendimentos, vencedora da licitação pública e responsável pela obra. As opções de desvio para quem trafega pela região são as ruas Olga Balster e Hayton da Silva Pereira. Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) estarão no local para orientar os motoristas.

Neste período também haverá mudanças nas linhas de ônibus que circulam na via. De 11 a 20 de março, das 8h às 18h, as linhas 020 – Interbairros II (horário), 021 – Interbairros II (anti-horário), 022 – Inter 2 (horário), 023 – Inter 2 (anti-horário), 311 – Araguaia e 386 – Cajuru terão desvio de itinerário, com a orientação da fiscalização da Urbs no local.

A intervenção acontece para melhorar o fluxo de veículos na região e dar suporte ao trânsito na implantação do BRT Leste-Oeste. Com os novos sentidos, o trânsito ganha mais agilidade e os gargalos nos horários de pico são reduzidos, melhorando o fluxo e a segurança para motoristas e pedestres. As vias terão faixa exclusiva para o transporte coletivo, infraestrutura cicloviária e melhor acessibilidade com novas calçadas.

Transformação

As intervenções para transformação na Rua Professor Nivaldo Braga começaram em dezembro de 2022, com a requalificação da calçada, meio-fio e paisagismo, que atualmente somam 1.336 metros de melhorias já executadas no passeio. Também foram executados 720 metros de asfalto novo no trecho entre a Rua Miguel Caluf e a Avenida Prefeito Mauricio Fruet.

Com a conclusão de todos os serviços, a Rua Professor Nivaldo Braga terá sentido único da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, em direção à Rua Miguel Caluf, no Cajuru. As readequações alcançarão 2.100 metros.
Olga Baster

Paralelamente, acontecem as obras na Rua Professora Olga Balster, numa extensão de 2.397 metros, no trecho entre a Rua Assma Karam Geara e a Avenida Victor Ferreira do Amaral. Os serviços de terraplenagem estão em etapa final (95% concluídos) e a pavimentação alcançou 79% dos serviços. Também foram executados serviços de paisagismo.

Novo binário

O novo binário formado pelas ruas Nivaldo Braga e Olga Balster faz parte do pacote de obras do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba – BRT Leste-Oeste. O programa é financiado pelo New Development Bank (NDB), com recursos na ordem de US$ 75 milhões, mais US$ 18,7 milhões em contrapartidas do município.

Quando estiver pronto, o binário vai organizar o fluxo de veículos entre as regiões impactadas pelo itinerário do BRT Leste-Oeste, facilitando o acesso ao novo Terminal do Capão da Imbuia.

A Rua Professor Nivaldo Braga terá sentido único, a partir da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, em direção à Rua Miguel Caluf, no Cajuru. A Rua Professora Olga Balster terá sentido oposto, da Rua Assma Karam Geara, no Cajuru, até a Avenida Victor Ferreira do Amaral.

Alteração e itinerário das linhas de ôninus

– 11/3 – Entre Av. Pres. Affonso Camargo e Rua Francisco Mota Machado
– 12/3 – Entre Rua Francisco Mota Machado e Rua Del. Leopoldo Belczak
– 13/3 – Entre Rua Del. Leopoldo Belczak e Rua Sebastião Francisco Correia
– 14/3 – Entre Rua Sebastião Francisco Correia e Rua Osmário de Lima
– 15/3 – Entre Rua Osmário de Lima e Rua Eng. Alberto Monteiro de Carvalho
– 18/3 – Entre Rua Eng. Alberto Monteiro de Carvalho e Rua Prof. Antônia Reginato Vianna
– 19/3 – Entre Rua Prof. Antônia Reginato Vianna e Rua 21 de junho
– 20/3 – Entre Rua 21 de junho e Av. Victor Ferreira do Amaral.