Mutirão Emprega Mais Curitiba oferta 5 mil vagas de empregos e recomeços profissionais
COM ASSESSORIAS – Mais do que uma ampla ação de empregabilidade, o mutirão Emprega Mais Curitiba, realizado nesta quarta-feira (3/4), na Praça Rui Barbosa, no Centro, oferece oportunidades para recomeços profissionais e chances reais para a retomada da organização financeira de milhares de famílias.
Realizado pela Prefeitura de Curitiba em parceria com Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (Sert), o evento oferece na Regional Matriz cinco mil vagas de emprego em Curitiba e na Região Metropolitana por mais de 100 empresas credenciadas, responsáveis pelo processo de recrutamento dos candidatos.
Na cerimônia de abertura, o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, reforçou o caráter democrático do evento e a parceria consumada entre Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado para atender a população no âmbito social e garantir oportunidades verdadeiras de emprego, renda e trabalho.
“A Agência do Trabalhador aqui ao lado (na sede Administração Regional Matriz) faz mutirões recorrentes para o primeiro emprego, contratação sem experiência para dar oportunidades aos jovens, realocação profissional em todas as faixas etárias, para quem tem mais de 50 anos conseguir voltar ao mercado de trabalho, além de ofertar vagas à pessoa com deficiência. Nesta união da Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado quem ganha é a população”, afirmou Eduardo Pimentel.
As vagas desta quarta-feira são para diversos segmentos da economia, como indústria, comércio e serviços. Além disso, nem todas as oportunidades exigem experiência profissional. Democrática, a oferta de trabalho também inclui todos os níveis de escolaridade aos candidatos.
A seleção das companhias inscritras no mutirão vai até as 16h na Praça Rui Barbosa, mas as senhas são distribuídas até as 13h.
Dignidade social
O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, destacou a importância do trabalho para restabelecer a dignidade das famílias na sociedade e também os avanços de Curitiba e do Paraná no campo da empregabilidade.
“Com o trabalho, você completa a dignidade da sua família. O Paraná, maior celeiro de empregabilidade do Brasil, na última sexta-feira passou o Rio de Janeiro, que tem quase o dobro da população paranaense, no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, com muito mais habitantes”, ressaltou.
Mural de oportunidades
Os painéis com as vagas expostas no mural de empregos, nas paredes da Rua da Cidadania acenderam aos olhos da candidata Lourdes de Sousa Lima, de 57 anos e moradora de São José dos Pinhais.
“Eu estou confiante, são muitas vagas e possibilidades de entrevistas. Estou em busca de alguma vaga para doméstica, auxiliar de limpeza ou produção. Vou sair daqui com um emprego e isso vai me ajudar muito a pagar as contas”, disse Lourdes, que está fora do mercado de trabalho há dois meses.
Confiança garantida
Com o mesmo pensamento positivo estava o candidato Dário Almeida, 37 anos, morador do Centro de Curitiba. “Estou muito confiante e um evento como esse incentiva as pessoas a não desistirem e permaneceram à procura de trabalho e chances reais”, disse.
Sem colocação profissional há dois meses, Almeida procura uma vaga nas áreas de controladoria ou segurança empresarial. “Vou fazer várias entrevistas, se for preciso, para garantir uma nova oportunidade de trabalho”, disse.
Contratações seguras
Mas de 100 empresas participam do processo de seleção no mutirão Emprega Mais Curitiba. O Grupo Ferragens Negrão aderiu ao evento pela terceira vez. Segundo a recrutadora Kátia Ribeiro, a ação está muito bem organizada, cada vez mais profissional e permite uma oferta diversa de candidatos para diferentes vagas.
“Sem falar no ótimo trabalho de divulgação, seleção e indicação dos candidatos. Nós, do Grupo Ferragens Negrão, já contratamos 15 pessoas para oportunidades em áreas técnicas e de produção”, destacou.
25 anos de serviços
O gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, Rafael Santos, completou exatamente 25 anos de atuação na organização nesta quarta. Bastante emocionado, destacou a importância de ajudar a recolocação profissionais de tantos trabalhadores e, consequentemente, famílias curitibanas e paranaenses, neste período de função.
“É realmente para coroar (tempo de trabalho na Agência do Trabalhador de Curitiba) esse mutirão de emprego, o maior de Curitiba. Boa sorte a todos, eu continuo à disposição e vou ficar o dia todo com vocês”, afirmou.