Grande Curitiba

Setran instala novos semáforos em cruzamento movimentado de Curitiba

17 de abril de 2024 às 15:57
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Pedestres e motoristas do bairro Capão Raso, na Regional Pinheirinho, terão mais segurança para transitar pelo cruzamento das ruas Laudelino Ferreira Lopes e José Zaleski. Desde esta terça-feira (16/4), o local passou a contar com um novo semáforo que vai melhorar a segurança viária.

A instalação do equipamento foi feita pela Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran), após estudos de impacto de um novo polo gerador de tráfego – um supermercado inaugurado na região. A instalação do equipamento, neste caso, é uma das medidas mitigadoras e compensatórias para o trânsito.

O semáforo no Capão Raso também atende às solicitações dos moradores, que enfrentavam dificuldades para transitar pela região.

“O semáforo tem a função de garantir o direito de passagem. Quando o fluxo começa a ficar mais intenso e passa a demorar mais para que as pessoas consigam realizar a travessia, é feita a instalação do dispositivo para ajudar na organização e segurança”, comentou o diretor de Planejamento e Operação da Setran, Pedro Darci da Silva Junior.

Segundo o diretor, a falta de respeito à sinalização e o excesso de velocidade no local também foram determinantes para a instalação.

Comerciante ra região, Valdir da Silva Martin, 48 anos, relata estar com boas expectativas com relação a instalação do semáforo e que, em poucas horas após a implantação, já viu melhorias.

“Já teve grande diferença desde que o semáforo começou a funcionar. Parei de escutar as freadas e buzinadas e as pessoas estão conseguindo atravessar na faixa com mais tranquilidade”, comentou Martin.

Além do novo supermercado instalado na região, em outubro de 2023, o bairro recebeu o binário José Zaleski/Odair Pazello, o que também modificou o tráfego.

Semáforos

Atualmente, Curitiba tem aproximadamente 1.300 cruzamentos semaforizados. Apenas na gestão Rafael Greca, desde 2017, foram instalados 122 novos, incluindo 30 semáforos sonoros e com maior tempo de abertura para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Além disso, 242 semáforos já existentes foram revitalizados neste período.

Intervenções

Intervenções como essa no trânsito da cidade são sempre precedidas por estudos técnicos que analisam o fluxo de veículos, pedestres e o impacto no tráfego. Essas análises se baseiam no monitoramento realizado pela Superintendência de Trânsito, bem como nas solicitações recebidas pela Central 156 de Atendimento ao Cidadão, Fala Curitiba e outros canais da Prefeitura.