Grande Curitiba

Skatistas profissionais e da Seleção Brasileira elogiam revitalização de pista do Sítio Cercado, em Curitiba

18 de abril de 2024 às 16:35
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Praça José Luiz Franceschi, no bairro Sítio Cercado, está mais movimentada e atraindo um grande número de jovens para andar de skate. Nesta quinta-feira (18/4), o prefeito Rafael Greca inaugurou oficialmente a revitalização da pista do local. A reforma foi feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e desde 8 de abril a pista estava liberada para os skatistas.

O prefeito Rafael Greca explicou que a revitalização faz parte do programa da Prefeitura de Curitiba que prevê requalificar todas as pistas públicas de skate na cidade.

“A praça do Sítio Cercado é animada por essa pista de skate. É uma das muitas que nós estamos espalhando por toda a cidade dentro da ideia do uso saudável do esporte. O skate faz parte da vibração positiva que nós queremos para a nossa Curitiba”, afirmou o prefeito Rafael Greca, ao lado da Família Folhas, que divertiu as crianças e os moradores do Sítio Cercado que acompanharam o evento.

A qualidade da nova pista da Praça José Luiz Franceschi e os obstáculos, alguns inéditos na cidade, também já foram testados e aprovados por atletas da Seleção Brasileira de Skate: a curitibana Maria Almeida, de 16 anos, que mora no Sítio Cercado, perto da pista, e a brasiliense Kemily Suiara, 23, que disputou a terceira etapa do STU, circuito nacional de skate, em Porto Alegre (RS), e ficou em 2º lugar no street.

Quem também deu um “rolê” e executou várias manobras nesta quinta-feira (18/4) foi o skatista profissional curitibano Felipe Nunes. Aos 6 anos, Felipe sofreu um acidente na linha do trem e teve que amputar as duas pernas. Hoje, com 23 anos, compete no mundo inteiro com o skate, inclusive contra atletas sem deficiência, o que chamou a atenção de Tony Hawk, lenda do skate mundial.

Quando começou a andar de skate, aos 12 anos de idade, Felipe Nunes treinava nesta mesma pista do Sítio Cercado.

“Comecei a andar de skate aqui nesta pista em 2012 e agora ela ficou perfeita. Hoje sou skatista profissional e viajo muito, já frequentei várias pistas ao redor do mundo inteiro. As de Curitiba estão ficando tão boas quanto as do exterior”, disse Felipe Nunes, que no último domingo (14/4) competiu em Porto Alegre e agora irá para Portugal, Suíça e China.

A pista do Sítio Cercado fica dentro do conjunto habitacional Parigot de Souza e foi totalmente revitalizada pela Prefeitura. O modelo da pista é inédito na cidade e o município investiu R$ 480 mil nos serviços.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que ainda neste mês vão começar as obras de reforma na pista na Vila São Pedro, no bairro Xaxim. “Logo também vamos iniciar a revitalização da Pista do Gaúcho. A ideia é requalificar todas as pistas públicas da cidade”, afirmou Marilza.

Pista lotada

De acordo com o skatista profissional Lucas Koaski, 37 anos, que mora no Sítio Cercado e acompanhou de perto a execução do projeto de reforma da pista, a revitalização aumentou em muito o número de skatistas que estão usando o local.

“Durante todo o dia tem bastante movimento. A pista é bem diferente, tem vários obstáculos que não existem em nenhuma outra da cidade. Aqui na região do Sítio Cercado já tem muita gente boa andando de skate, viajando o mundo, vivendo do esporte, com patrocínios e tal. Tem uma geração bem forte de criançada que começou a andar aqui”, disse Koaski, que acompanhou a reforma e sugeriu algumas mudanças de ângulos, medidas dos obstáculos e locais dos corrimões.

As obras na pista foram coordenadas pelos skatistas e engenheiros Júlio Cesar Zeni e Marco Imaguire (Maguila), um dos primeiros atletas a andar de skate em Curitiba nos anos 1970 e ajudar a cidade a se transformar numa potência do esporte.

Seleção Brasileira

As skatistas Maria Almeida, que mora no Sítio Cercado, e a amiga Kemily Suiara, de Brasília, também aprovaram a revitalização. As duas treinam com a Seleção Brasileira de Skate na modalidade street.

“Comecei a treinar aqui nesta praça aos 5 anos de idade. Essa revitalização ficou muito boa, fiquei feliz de ver como ficou, eu vinha todos os dias acompanhar a obra. Agora, a pista nunca fica vazia, de segunda a segunda tem gente andando”, disse Maria.

Kemily Suiara nem estava sabendo que a inauguração oficial da revitalização da pista era nesta quinta-feira (18/4). “Nem sabia que ia ter esse evento aqui. Vim num rolê aleatório com a Maria e ela me trouxe para andar de skate na pista. Vocês estão de parabéns, a pista ficou irada”, disse Kemily que está há 20 dias fora de casa competindo.

Kemily foi convidada para participar do mundial de skate em Xangai (China). O campeonato é classificatório para a Olimpíada de Paris. Atualmente, ela é a 4ª do ranking feminino brasileiro de skate. As três primeiras vão para os jogos olímpicos, em julho.

Todas as pistas

As 32 pistas públicas de skate de Curitiba estão passando por uma modernização, sendo ampliadas e totalmente revitalizadas. Os investimentos da Prefeitura de Curitiba nos serviços são de R$ 2,8 milhões.

Os serviços de manutenção são coordenados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e atendem a várias demandas de skatistas feitas ao Fala Curitiba, programa de consultas públicas da Prefeitura de Curitiba.

Já foram concluídas as reformas nas pistas da Praça José Luiz Franceschi, no Sítio Cercado; da Praça São Marcos, em Santa Felicidade; do Jardim Ambiental, no Alto da XV; do Centro Social Avelino Vieira, no Bacacheri; da Praça Bernardo Manoel Hostin, no Bairro Alto; da Praça Antônio Sebastião da Cunha Gebran, na CIC; da Praça Marco Aurélio Malucelli, no Bosque Saturno; e da Praça Soldado Wagner Alves Sampaio, no Tatuquara.

Presenças

Também acompanharam a entrega da revitalização da Pista de Skate da Praça José Luiz Franceschi, o secretário municipal do Esporte Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr; os superintendentes de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos, e de Obras e Serviços, Jean Brasil; os diretores de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine, de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Ferraz Evaristo de Paula, e de Serviços Especiais, Clarissa Grassi Dias; o administrador regional do Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; e os vereadores Beto Moraes, Jornalista Márcio Barros, Pastor Marciano Alves e Tico Kuzma.