Grande Curitiba

Seletiva de jovens talentos do esporte começa pelos Jogos das Escolas Públicas

19 de abril de 2024 às 16:16
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Começa na próxima segunda-feira (22/4) a fase final da 6ª edição dos Jogos das Escolas Públicas de Curitiba. São 48 escolas e mais de 900 alunos disputando competições de basquete, vôlei, futsal e tênis de mesa e, assim como aconteceu em 2023, o programa Talento Esportivo Curitibano vai buscar jovens promessas durante os jogos.

Essa será a primeira seletiva de 2024 e é uma parceria com CREF/PR e SindiClubes.

Crianças e jovens com habilidades esportivas que sonham ser atletas de alto rendimento terão a oportunidade de passar este ano por várias seletivas que serão organizadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude em parceira com clubes e academias de Curitiba ao longo do ano. As seletivas serão realizadas nas modalidades handebol, basquetebol, voleibol, natação, futsal, atletismo e ciclismo.

Em 2023, participaram 335 crianças de 10 a 15 anos e foram detectados 66 destaques para encaminhamento a clubes esportivos e seleções do município. Segundo o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior, é nessa idade que o talento esportivo dos meninos e meninas começa a aparecer.

“É importante dar a oportunidade para que eles possam conhecer professores e estruturas especializadas para que seus treinamentos comecem. Agora nosso objetivo é ampliar esse número e descobrir talentos que vão representar a Capital do Esporte mundo afora”, afirmou Pijak.

Foi isso que aconteceu com Ayssô Schlichting. O curitibinha participou em novembro do ano passado de uma seletiva na Praça Oswaldo Cruz, com 90 crianças inscritas. Na oportunidade dez atletas (quatro meninas e três meninos) foram selecionados e hoje treinam no Círculo Militar do Paraná e na Associação de Voleibol do Paraná (AVP).

“No início era bem difícil, dava frio na barriga, a professora Dalila explicando um exercício e eu não entendia muito, pois não tinha contato com o esporte. Ao longo do tempo fui aprendendo, no primeiro campeonato eu estava nervoso e não fui muito bem. Mas no campeonato seguinte fui até o “cestinha” e fiquei muito feliz”, disse Ayssô, que treina basquete no Círculo Militar.

Para o técnico de basquete do Círculo Militar do Paraná, João Scherer, essa é uma grande oportunidade para toda a cadeia esportiva da cidade e abre muitas portas para diversos atletas.

“Centenas de atletas estão sendo observados pelos treinadores dos clubes de maior reconhecimento da cidade e poderão ter oportunidades. Agora, o objetivo deve ser a adesão dos clubes ao projeto, a participação ativa dos treinadores desses clubes” afirmou o professor.

Em 2024 as seletivas começam em abril. Além das modalidades já contempladas no ano passado, handebol, basquetebol, voleibol, natação, futsal, atletismo e ciclismo esse ano ainda serão incluídos o tênis de mesa, punhobol, vôlei de praia, o futebol de campo e o futebol 7.