Grande Curitiba

Ação da FAS e TRE facilita regularização do título eleitoral para pessoas em situação de rua em Curitiba

29 de abril de 2024 às 16:51
(Foto: Sandra Lima)

COM ASSESSORIAS – A Fundação de Ação Social (FAS) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uniram esforços nesta semana para garantir o direito ao voto a pessoas em situação de rua ou acolhidas nas unidades do município. A iniciativa visa facilitar a regularização ou emissão do Título Eleitoral, assegurando a participação desse público nas eleições que definem os representantes dos poderes Legislativo e Executivo.

Nesta segunda e terça-feira (29 e 30/4), a ação está sendo realizada no Centro Intersetorial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua, conhecido como FAS-SOS, localizado na Av. Afonso Camargo, 170, Centro. Já na próxima quinta e sexta-feira (2 e 3/5), o atendimento será no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) Solidariedade, no Jardim Botânico. O horário de atendimento é das 9h às 16h.

Maria Alice Erthal, presidente da FAS, destaca a importância da ação para garantir o exercício da cidadania a essa parcela da população. Para ela, o título de eleitor é fundamental para o pleno exercício dos direitos democráticos e a cidadania.

Serviço rápido

Claudemir Carvalho, da seção de Planejamento de Eleições do TRE-PR, explica que durante a ação as pessoas têm a oportunidade de fazer pela primeira vez o título ou regularizar o documento, atualizar informações ou alterar o local de votação. “Todo o processo é bastante eficiente e em até 12 minutos a pessoa sai do local com o título em mãos”, destaca.

Paulo Roberto Batista do Rosário, 56 anos, pegou a senha de número 3 para regularizar o título de eleitor, nesta segunda-feira. “Fiz meu título quando eu tinha 18 anos, mas nunca votei”, contou o homem que durante muitos anos viveu em situação de rua, buscou atendimento da FAS em vários momentos e, desde o ano passado, vive em uma república, depois de passar por um longo período de desintoxicação.

“Mudei minha vida depois de receber apoio da FAS, da comunidade e da igreja e agora quero ajudar outras pessoas a deixar as ruas também”, conta Paulo, que trabalha com reciclagem, enquanto aguarda uma vaga de emprego em uma empresa que fabrica armários de escritório, em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba.

Atendido na FAS-SOS desde janeiro, quando a unidade abriu as portas, o maringaense Gessé Justino dos Santos, 52 anos, também participou da ação para atualizar o título de eleitor. “Estou em um processo de reinserção da sociedade e quero ter direito a voto”, explicou.

Gessé elogiou a ação e também os serviços e atividades desenvolvidos na FAS-SOS. Para ele, a reunião de vários serviços em um único espaço torna a unidade diferenciada.

FAS-SOS

Localizada na esquina da Rua Dr. Faivre e a Av. Affonso Camargo, no Centro, a FAS-SOS é a maior unidade do município para atendimento à população em situação de rua de Curitiba.

No local, as pessoas encontram atendimento técnico na casa de passagem 24 horas, onde podem dormir, se alimentar e fazer a higiene, e no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), além de ações de saúde preventiva, educação, política sobre drogas, trabalho e emprego.

Gradativamente, o espaço ofertará ainda ações das secretarias municipais do meio ambiente, esporte, de cultura e segurança alimentar e nutricional. O local ganhará ainda uma unidade do Instituto de Identificação do Paraná para a emissão de RG e de um cartório para emissão de documentos civis.

O acesso aos serviços do centro intersetorial pode ser feito pelos usuários de forma espontânea ou eles são levados pelas equipes da abordagem social da FAS, que percorrem as ruas da cidade em busca de pessoas em situação de rua ou para atender solicitações que chegam pela Central 156.