Grande Curitiba

Programa de visitação da Câmara recebeu mais de mil pessoas em 2024

Os agendamentos podem ser feitos por instituições de ensino e outros grupos, como comitivas de outras cidades, participantes de congressos e turmas da melhor idade
3 de maio de 2024 às 15:28
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe grupos de pessoas para visitas guiadas, com o objetivo de explicar as funções do Poder Legislativo Municipal. E somente no primeiro quadrimestre de 2024, foram mais de mil pessoas recebidas pelo programa de visitação da Casa, que é coordenado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Mochel. No mesmo período de 2023, foram apenas 113 visitantes.

Somente no programa de visitação, a Câmara recebeu 1.108 visitantes. Outros seis estiveram no Legislativo especificamente para participar da visita guiada à exposição “Muitas casas, uma história”, promovida na última sexta-feira do mês de abril, no dia 26. “Um dos objetivos da Escola do Legislativo é proporcionar educação política e cidadã, aproximando os estudantes da Câmara e levando conhecimentos sobre as funções dos vereadores e as rotinas de uma Casa Legislativa”, disse a gestora da Escola, Débora Reis de Lima.

Até o final de abril, foram 44 visitas agendadas, por 24 instituições diferentes, sendo a maior parte escolas e universidades. Somente o Grupo Ippeo trouxe 10 turmas diferentes de alunos para conhecerem a Câmara de Curitiba. E do total de 1.108 visitantes do programa da Escola do Legislativo, três realizaram a visita individualmente.

“Conhecendo mais de perto, despertamos o interesse deles para a política e para a participação. E é legal ver como eles identificam as atividades da Câmara no dia a dia deles, seja porque se preocupam com questões relacionadas com a cidade (como saúde e meio ambiente), ou porque em algum momento identificaram uma necessidade deles, que talvez seja pública, e que poderia se tornar um projeto de lei (como evitar o bullying, ou ter uma politica específica para inclusão nas escolas). Muitos saem da visita querendo ser vereadores e até presidentes”, complementou a servidora.

Além do Grupo Ippeo, também enviaram seus visitantes: a Escola Alemã de Curitiba, Senac, Caps Pinheirinho, Escola Internacional de Curitiba, Sesi Internacional, IPMCONT (Instituto Paranaense da Mulher Contabilista), Comitiva de Autoridades Argentinas, Escola Municipal Otto Bracarense da Costa, FAE (cursos de Administração, Negócios Internacionais e Direito), Colégio Bom Jesus (unidades Divina Providência e Seminário), Uniandrade, Grau Técnico, Escola Municipal Dona Pompília, Escola Cívico-Militar Yvone Pimentel, Colégio Adventista (Unidade Portão), UNIFAEL e Colégio Positivo (unidades Jardim Ambiental e Boa Vista).

Como funciona o Programa de Visitação da Câmara de Curitiba?

O programa de visitação guiada é coordenado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Mochel. A Câmara de Curitiba conta com este serviço para que grupos interessados possam conhecer melhor as atribuições dos 38 vereadores e como as decisões do Poder Legislativo afetam o dia a dia da população. As visitas duram em média uma hora e meia e são acompanhadas por servidores da Escola do Legislativo.

Apesar de a maior parte dos agendamentos ser feita por instituições de ensino, o programa atende a outros grupos, como comitivas de outras cidades ou até mesmo de fora do Brasil, participantes de congressos e turmas da melhor idade. São restrições, apenas, o porte de armas e a entrada com bebidas alcoólicas, objetos que possam causar lesões ou ferimentos e, para crianças a partir de 10 anos, o uso de chinelos, bermudas e shorts.

No caso das instituições de ensino, o público-alvo são estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. Com o objetivo de explicar a função do Poder Legislativo para a cidade, as visitas passam pelo plenário, pela sala das comissões, pelos gabinetes parlamentares e pelo auditório do Anexo 2. No ano passado, a Câmara recebeu alunos de 29 escolas.

Os visitantes aprendem como funciona uma sessão plenária e as diretrizes do trabalho de um vereador. Durante o tour, também recebem uma cópia do Manual do Cidadão, onde encontram, de forma acessível, uma série de informações sobre o funcionamento da Câmara, a criação de uma lei e demais atividades desempenhadas pelos vereadores (confira a versão digital da publicação). As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira, tanto pela manhã quanto no período da tarde (saiba como agendar).

Exposição “Muitas casas, uma história” vai até junho

A exposição “Muitas casas, uma história” foi aberta no dia 27 de março nas galerias no Palácio Rio Branco, sede da Câmara de Curitiba desde 1963, em comemoração ao aniversário de 331 anos da CMC e da capital. A mostra fotográfica fica até o fim de junho. Na mostra, a linha do tempo até chegar à mudança para o Palácio Rio Branco, em 1963, traz, lado a lado, fotografias antigas e atuais das sedes da CMC. Os retratos antigos são de acervos diversos, como a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), e os atuais são do fotojornalista Rodrigo Fonseca, servidor da Diretoria de Comunicação Social (DCS).

Na visita guiada, a pesquisa sobre as sedes do Legislativo é apresentada pelas estudantes de História, Lorena Elaine Porto, Maria Clara Guerra Azevedo de Barros e Natália Garcia Krainski, responsáveis por este levantamento, com o apoio da Escola do Legislativo. O trabalho pode ser visitado de segunda a quarta-feira, das 9h às 12h, durante as sessões plenárias. Já as visitas guiadas são feitas nas últimas sextas-feiras de cada mês, às 14h30, com aproximadamente uma hora de duração. As turmas são limitadas a 15 pessoas. A ficha de inscrição para a próxima visita guiada, no final de maio, será divulgada em breve pela CMC, nas redes sociais do Legislativo.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba