Grande Curitiba

Curitiba adere à rede da Controladoria-Geral da União para integridade empresarial

7 de maio de 2024 às 15:22
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Curitiba agora faz parte da Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada – o grupo de representantes de estados e municípios criado pela Controladoria-Geral da União (CGU), em julho de 2023, para fomentar, fortalecer e coordenar as ações de promoção da integridade privada adotadas por seus integrantes. O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Rafael Greca no final de abril.

Para representar o município, Greca designou o titular da Controladoria-Geral do Município de Curitiba (CGM), Daniel Conde Falcão Ribeiro. Como suplente, ficará a coordenadora de Integridade e Conformidade do órgão, Rosilene Berton Paschoalin.

Importância

Para Falcão, a adesão à rede fortalece o papel da CGM. “A integridade privada, seja no âmbito da Lei Anticorrupção, na Lei de Licitações ou em outras, é assunto da nossa rotina de trabalho. Poder discutir com profissionais das mais diversas realidades procedimentos em busca da uniformização da matéria, compartilhar boas práticas e padronizar entendimentos só enriquece e fortalece as ações que praticamos na nossa instituição”, afirma.

A integridade empresarial é assunto de interesse do poder público em decorrência dos contratos para fornecimento de produtos e prestação de serviços firmados com organizações privadas.

O pacto da rede

O ingresso de Curitiba na Rede coincide com o lançamento do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, instituído para fomentar e uniformizar a aplicação da Lei Anticorrupção no governo federal, nos estados e municípios. A apresentação do pacto aconteceu na última reunião da Rede, em abril, em Belo Horizonte.

Também em abril, a capital paranaense passou a integrar o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).