Grande Curitiba

Sipat 2024 convida servidores da Prefeitura de Curitiba à reflexão sobre cuidados com a saúde

24 de junho de 2024 às 15:12
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Exercícios para despertar o corpo e alongar, palestras, apresentação musical e sorteios de brindes da Fundação Cultural de Curitiba. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Sipat 2024 preparada pelo Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) começou nesta segunda-feira (24/6) e reuniu servidores de diversas secretarias no Salão de Atos do Parque Barigui. Neste ano, serão quatro encontros, todos no mesmo local.

Servidores que ainda não participaram podem fazer a inscrição pelo Portal Aprendere. Os dois últimos encontros serão nesta terça-feira (25/6). Os temas da programação da manhã são diferentes dos apresentados à tarde.

A diretora do Departamento, Fernanda Zwir, destacou que a área cuida dos servidores de toda a Prefeitura, em todas as regionais. “A participação na Sipat não é apenas para contar ponto no crescimento. É um momento importante para reflexão sobre nossos comportamentos e o ambiente de trabalho no qual estamos inseridos”, disse ela. Fernanda fez questão de agradecer aos participantes e, de forma especial, à equipe da Gerência de Segurança no Trabalho, responsável pela programação da Sipat.

O guarda municipal Anderson Artur Cardoso costuma participar da Semana todos os anos. “Muitas vezes, quando a gente vê, estamos largados na cadeira de qualquer jeito e isso pode trazer consequências no futuro. A Sipat é importante para que nós possamos pensar sobre como podemos nos adequar para termos mais saúde e, por outro lado, se o nosso ambiente proporciona as condições adequadas”, argumentou ele, que é servidor há 20 anos e atualmente é agente de segurança local (Agesel).

Alerta

O professor de Educação Física Paulo Roberto da Silva, da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, foi um dos palestrantes e apresentou aos participantes alguns dados epidemiológicos da Saúde Ocupacional que mostram o impacto das patologias do sistema musculoesquelético nos servidores da Prefeitura de Curitiba.

De acordo com o levantamento da Smap, 41% dos afastamentos são decorrentes de lombalgias, ou seja, dores na parte baixa das costas, e 29% são devido a inflamações como tendinite e bursite.

O estudo deste ano, com dados parciais até junho, indica o afastamento de 3.567 pessoas. Os profissionais do magistério e os professores de Educação Infantil lideram os afastamentos, seguidos dos técnicos de enfermagem em saúde pública.

Paulo destacou que nem sempre os sintomas estão relacionados a questões de saúde ocupacional. “Por isso, a recomendação é sempre procurar um médico para avaliar cada caso. Tratar desse tema aqui é para alertar os que sofrem de alguma das diversas doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (Dort), mas também a todos sobre como podemos evitar mudando nossos hábitos”, disse ele ao grupo.

Ele detalhou as doenças mais comuns, falou das causas e sugeriu algumas mudanças de comportamento no ambiente de trabalho para prevenir. Dentre elas, observar a postura diante do computador ou do quadro, no caso dos professores, alternar tarefas, fazer pausas ativas, mobilizar as articulações no dia a dia, quando necessário, parar para relaxar e respirar.

Paulo Silva apresentou algumas técnicas de relaxamento que podem ser feitas rapidamente no local de trabalho e que são bastante eficientes.

E fez questão de lembrar aos servidores que a Smelj oferece atividades gratuitas em todas as regionais. “Incorporem o movimento na rotina de vocês. O corpo forte resiste mais, não apenas fisicamente, mas também emocionalmente”, salientou, ao destacar ainda a importância de não levar uma vida sedentária. Ele convidou os servidores a participar do Pedala Curitiba, programa que ele coordena.

O professor sugeriu aos colegas conhecerem o portal Curitiba em Movimento, da Prefeitura de Curitiba, onde é possível conferir as vagas e os locais onde os servidores podem buscar opções de atividades.

A programação da manhã teve ainda uma palestra sobre Saúde Mental, com o professor Wanderley Paris.