Grande Curitiba

Greca inaugura nova sede do Samu e homenageia Matheos Chomatas, primeiro diretor de urgência de Curitiba

5 de julho de 2024 às 16:26
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel inauguraram, nesta sexta-feira (5/7), no Hauer, a nova sede do Samu 192, no Centro de Regulação de Urgência Matheos Chomatas, prédio que abrigará diversos setores da diretoria de urgência e emergência da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba. O nome do novo Centro é uma homenagem a Matheos Chomatas, servidor público e primeiro diretor de urgência de Curitiba, falecido em 2020.

“É uma alegria estar aqui neste espaço que se abre para a vida e para o futuro de Curitiba”, disse Greca ao destacar a evolução do SUS curitibano.

O prefeito lembrou que a cidade foi a primeira a implantar uma Central de Leitos, uma Central de Teleconsulta e o aplicativo Saúde Já, alguns dos motivos que deram à Curitiba o título de cidade mais inteligente do mundo.

“Nada pode ser mais inteligente do que o Samu curitibano. Nada pode ser mais inteligente com coração do que todas as pessoas juntas que compõem a corrente de atendimento da saúde. O povo quer médico e remédio, mas, mais do que isso, quer ser saudável e feliz”, analisou o prefeito.

Estrutura

Com 4,3 mil metros quadrados, num terreno de 5,2 mil metros quadrados, o Centro de Regulação de Urgência será ocupado em duas etapas. Na primeira, funcionará no local a nova sede do Samu, central de ambulâncias, almoxarifado, central de materiais e central de logística de urgência da SMS. O prédio da antiga sede, na Rua Atílio Bório, no bairro Cristo Rei, tinha 1,2 mil metros quadrados.

Na segunda etapa, prevista para setembro, serão transferidos para o local a Central de Regulação e Central de Leitos de Curitiba, a Central de Leitos do Estado, além de setores administrativos da Diretoria de Urgência e Emergência da SMS e refeitório.

O imóvel também vai abrigar o Centro de Educação em Saúde e a biblioteca da SMS, com salas para treinamentos e auditório.

A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, destacou que o Centro Matheos Chomatas será o novo endereço da urgência e emergência de Curitiba e também, num futuro próximo, um espaço para a qualificação profissional dos servidores da saúde.

“Um prédio amplo, que traz conforto e melhor acomodação da equipe que vai atuar aqui. Nada mais justo do que dar a este local o nome de um amigo querido, que fez história na Saúde de Curitiba”, disse Beatriz Battistella.

Homenagem

Com a presença dos parentes do homenageado, Greca entregou à viúva, Eliane Chomatas, ex-secretária municipal da Saúde de Curitiba, e ao filho Guilherme um exemplar do livro Luz dos Pinhais, de sua autoria, autografado e com uma mensagem à família. A secretária Beatriz Battistella também entregou flores a Eliane Chomatas, demonstrando o grande carinho de todos que conheceram e trabalharam com o homenageado.

Eliane Chomatas lembrou a trajetória do casal na Prefeitura de Curitiba, contratados com poucos meses de diferença um do outro, quando ainda não existia o Sistema Único de Saúde e ainda nem eram casados. Muito emocionada, agradeceu a homenagem e destacou a dedicação do marido na evolução do sistema e no atendimento qualificado às pessoas.

“Foi na Secretaria da Saúde que nós construímos nossa vida. O Matheos tinha uma paixão tão grande por esse trabalho que a nossa casa sempre foi a segunda central de leitos, a segunda regulação e a gente sempre amou tudo isso”, lembrou Eliane.

“Eu agradeço muito essa homenagem, que marca o legado que o Matheos deixou e que marcou tantas pessoas”, finalizou.

Fechando a homenagem, o prefeito Rafael Greca destacou a forte presença de Matheos Chomatas na vida de todos que o conheceram e o bem que ele fez.

“Se houvesse a possibilidade de designar um anjo padroeiro da saúde e das urgências e emergências, certamente esse anjo seria chamado Matheos Chomatas”, finalizou Greca.

Quem foi Matheos Chomatas

O médico Matheos Chomatas, falecido em 11 de dezembro de 2020, deixou um legado importante na saúde pública de Curitiba e do Paraná. Doutor Matheos, como era conhecido pelos colegas, foi responsável pela implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na capital paranaense e desempenhou funções importantes na Secretaria Municipal da Saúde, sendo o primeiro diretor de Urgência do município. Era um dos pilares do SUS curitibano.

Foi professor universitário e diretor da 2ª Regional de Saúde do Governo do Estado, em Curitiba. Servidor de carreira da Secretaria Municipal da Saúde, foi incansável e dedicado. Profissional sempre disponível, atuava para que nenhum cidadão deixasse de ser socorrido. Tinha o prazer em ajudar a resolver todos os casos, especialmente os mais difíceis.

Central Samu 192

A Central 192 do Samu recebe em média mais de mil ligações por dia. Cerca de 4 milhões de pessoas são cobertas pelo serviço em Curitiba e região metropolitana, que funciona 24 horas por dia e sete dias da semana. Atua com 30 ambulâncias, sendo 26 da frota operacional e quatro reservas.

Considerando os atendimentos em que há despacho de ambulância, são realizados em média 539 diários, sendo 360 deslocamentos de ambulância de suporte básico, 74 deslocamentos de pacientes de maior gravidade nas ambulâncias de suporte avançado ou helicóptero, e os demais deslocamentos para transporte secundário de pacientes.

Como funciona

O atendimento do Samu 192 começa a partir do chamado telefônico, sendo que a ligação é gratuita para telefones fixo e móvel.

Os técnicos do atendimento telefônico identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao médico regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

Presenças

Também participaram da inauguração o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adriano Massuda; a deputada estadual Márcia Huçulak; o secretário de Estado da Saúde do Paraná, César Neves; a gerente Estadual de Atenção às Urgências, Giavana Fratim; o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), Juliano Zanuncini; o representante da Polícia Rodoviária Federal, comandante Juliano Kunen; o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior; os vereadores João da Cinco Irmãos, Sargento Tânia Guerreiro e Mauro Bobato; a diretora administrativa do Departamento de Urgência e Emergência da SMS, Katiuscia Vanessa Schiontek; o superintendente Executivo da SMS, Juliano Schmidt Gevaerd; a superintendente de Gestão da SMS, Flávia Quadros; o chefe de Gabinete da SMS, Juarez Zanon; a assessora de Gabinete da SMS, Raquel Cubas; o diretor de Atenção Primária em Saúde da SMS, Cléverson Fragoso; o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Sezifredo Paz; os administradores regionais do Boqueirão, Zeca Melo, e da Fazendinha, Gerson Cunha; os representantes do Conselho Municipal da Saúde de Curitiba, Luiz Pinheiro, José de Souza Filho e Malu Gomes; supervisores de Distritos Sanitários; administradores regionais, servidores e amigos da família de Matheos Chomatas.