Grande Curitiba

Na segunda, plenário vota Cidadania Honorária a ex-presidente da OAB-PR

Cinco projetos de lei estão na ordem do dia de 14 de outubro. Inclusão da Mostra Traços Curitibanos no calendário oficial será votada em segundo turno.
11 de outubro de 2024 às 11:12
(Foto: Bruno Spessato/CMC)

Na sessão plenária da próxima segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá uma ordem do dia com cinco projetos de lei, sendo quatro deles aptos a votação em primeiro turno. O destaque é a homenagem ao ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, da Seção Paraná, José Lucio Glomb. O advogado, que também é o segundo vice-presidente do Athletico Paranaense, poderá se tornar Cidadão Honorário de Curitiba, a maior honraria concedida pelo Legislativo a uma pessoa não nascida na capital.

Natural de Porto União (SC), José Glomb é casado, tem três filhos e oito netos. Ele se graduou em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1976 e desde 1996 possui um escritório de advocacia na capital. Atuou em diversas entidades sindicais representativas: na OAB-PR foi presidente no biênio 2010-2012; no Instituto dos Advogados do Paraná, foi presidente de 2009 a 2010, e no biênio 2015-2017; e conselheiro federal da OAB Nacional, entre 2013 e 2018.

Glomb já integrou o conselho da Associação Comercial do Paraná (ACP) entre 2014 e 2019; faz parte do Corpo de Beneméritos do Movimento Pró-PR; é conselheiro do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) desde 2022; e é membro honorário da Academia de Cultura de Curitiba (ACUR). Em 2023, foi eleito 2º vice-presidente do Clube Athletico Paranaense.

Algumas das homenagens já concedidas ao futuro homenageado da Câmara de Curitiba são a Medalha Vieira Neto, da OAB-PR; e a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, outorgada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). O título de Cidadão Honorário de Curitiba (115.00011.2024) foi proposto por Rodrigo Reis (PL). A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento da capital paranaense, nos termos da lei complementar 109/2018.

Utilidade Pública ao ISBET e prêmios serão votados em primeiro turno

A pauta de segunda-feira ainda inclui três propostas em primeira votação. De Giórgia Prates – Mandata Preta (PT), será debatida a Declaração de Utilidade Pública Municipal ao Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet). A entidade tem sede em Curitiba, não tem vínculos político-partidários nem fins lucrativos, e sua principal atuação é servidor como agente de integração, conectando estudantes a oportunidades de estágio e como entidade qualificadora de programas de aprendizagem, tanto em empresas públicas quanto privadas (014.00004.2024).

As indicações de personalidades para a entrega dos prêmios Pablo Neruda de Direitos Humanos e Servidor Público Padrão também serão votadas. O primeiro é uma distinção criada em 2004 para apoiar pessoas ou entidades não governamentais que tenham se destacado pelo trabalho em prol da liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social (107.00001.2024). Já o segundo é entregue desde 2003 para servidores e empregados públicos, ativos ou inativos, que tenham se destacado por seu trabalho (096.00001.2024).

Os quatro projetos da ordem do dia de segunda-feira, se aprovados em primeiro turno, deverão retorna à pauta da terça-feira (15) para nova votação, antes de seguirem para sanção do prefeito Rafael Greca.

Segundo turno: Mostra Traços Curitibanos também está na pauta

Aprovada nesta semana em primeiro turno, a proposta de lei que inclui a Mostra Traços Curitibanos no calendário oficial de Curitiba retorna à pauta da segunda-feira em segunda votação. Tradicional na área cultural, o evento é promovido a cada dois anos e reúne ilustradores, quadrinistas, animadores e cartunistas da cidade. O projeto é de autoria de Nori Seto (PP) (005.00084.2024). Se confirmado, estará pronto para sanção prefeitural.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba