Na segunda, plenário vota Cidadania Honorária a ex-presidente da OAB-PR
Na sessão plenária da próxima segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá uma ordem do dia com cinco projetos de lei, sendo quatro deles aptos a votação em primeiro turno. O destaque é a homenagem ao ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, da Seção Paraná, José Lucio Glomb. O advogado, que também é o segundo vice-presidente do Athletico Paranaense, poderá se tornar Cidadão Honorário de Curitiba, a maior honraria concedida pelo Legislativo a uma pessoa não nascida na capital.
Natural de Porto União (SC), José Glomb é casado, tem três filhos e oito netos. Ele se graduou em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1976 e desde 1996 possui um escritório de advocacia na capital. Atuou em diversas entidades sindicais representativas: na OAB-PR foi presidente no biênio 2010-2012; no Instituto dos Advogados do Paraná, foi presidente de 2009 a 2010, e no biênio 2015-2017; e conselheiro federal da OAB Nacional, entre 2013 e 2018.
Glomb já integrou o conselho da Associação Comercial do Paraná (ACP) entre 2014 e 2019; faz parte do Corpo de Beneméritos do Movimento Pró-PR; é conselheiro do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) desde 2022; e é membro honorário da Academia de Cultura de Curitiba (ACUR). Em 2023, foi eleito 2º vice-presidente do Clube Athletico Paranaense.
Algumas das homenagens já concedidas ao futuro homenageado da Câmara de Curitiba são a Medalha Vieira Neto, da OAB-PR; e a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, outorgada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). O título de Cidadão Honorário de Curitiba (115.00011.2024) foi proposto por Rodrigo Reis (PL). A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento da capital paranaense, nos termos da lei complementar 109/2018.
Utilidade Pública ao ISBET e prêmios serão votados em primeiro turno
A pauta de segunda-feira ainda inclui três propostas em primeira votação. De Giórgia Prates – Mandata Preta (PT), será debatida a Declaração de Utilidade Pública Municipal ao Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet). A entidade tem sede em Curitiba, não tem vínculos político-partidários nem fins lucrativos, e sua principal atuação é servidor como agente de integração, conectando estudantes a oportunidades de estágio e como entidade qualificadora de programas de aprendizagem, tanto em empresas públicas quanto privadas (014.00004.2024).
As indicações de personalidades para a entrega dos prêmios Pablo Neruda de Direitos Humanos e Servidor Público Padrão também serão votadas. O primeiro é uma distinção criada em 2004 para apoiar pessoas ou entidades não governamentais que tenham se destacado pelo trabalho em prol da liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social (107.00001.2024). Já o segundo é entregue desde 2003 para servidores e empregados públicos, ativos ou inativos, que tenham se destacado por seu trabalho (096.00001.2024).
Os quatro projetos da ordem do dia de segunda-feira, se aprovados em primeiro turno, deverão retorna à pauta da terça-feira (15) para nova votação, antes de seguirem para sanção do prefeito Rafael Greca.
Segundo turno: Mostra Traços Curitibanos também está na pauta
Aprovada nesta semana em primeiro turno, a proposta de lei que inclui a Mostra Traços Curitibanos no calendário oficial de Curitiba retorna à pauta da segunda-feira em segunda votação. Tradicional na área cultural, o evento é promovido a cada dois anos e reúne ilustradores, quadrinistas, animadores e cartunistas da cidade. O projeto é de autoria de Nori Seto (PP) (005.00084.2024). Se confirmado, estará pronto para sanção prefeitural.
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba