Grande Curitiba

Tribuna Livre: Festival Paulo Leminski será comentado pela filha do poeta

Na próxima quarta, na Tribuna Livre, a jornalista Áurea Leminski, filha do poeta Paulo Leminski, falará sobre o festival em homenagem a seu pai e sobre o instituto batizado com seu nome.
2 de dezembro de 2024 às 11:05
(Foto: Instituto Paulo Leminski/pauloleminski.com.br)

Na próxima quarta-feira (4), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá a presença de Áurea Leminski, jornalista, produtora cultural e presidente do Instituto Paulo Leminski. Áurea ocupará o espaço destinado à Tribuna Livre para falar sobre as atividades do Instituto que leva o nome de seu pai, o poeta, romancista, tradutor, ensaísta, biógrafo e professor Paulo Leminski (1944/1989). Áurea também falará sobre o Festival Paulo Leminski, atividade criada para celebrar sua obra. O convite foi feito pelo vereador Dalton Borba (Solidariedade).

A Tribuna Livre é o espaço reservado nas sessões plenárias das quartas-feiras para que cidadãos comuns ou especialistas em alguma área compareçam à Câmara de Curitiba para trazer esclarecimento sobre temas do interesse da população.

De acordo com Dalton Borba, em agosto deste ano foi realizado o Festival Paulo Leminski. evento que teve manifestações artísticas de diversos gêneros. A ideia era celebrar a diversidade da obra do poeta curitibano Paulo Leminski, autor de Catatau (1975), Caprichos e relaxos (1987), Distraídos venceremos (1987) e La vie en close (1990), entre outros títulos. O festival proporcionou uma feira literária, intervenções de grafite, exposições de arte e apresentações musicais na Pedreira Paulo Leminski, no dia 24 de agosto, data em que Leminski faria 80 anos. Os shows tiveram a presença de amigos, parceiros e intérpretes de canções cujas letras foram escritas por Leminski.

Entre os parceiros musicais mais conhecidos do poeta curitibano, estão nomes conhecidos nacionalmente, como Caetano Veloso, Moraes Moreira, Guilherme Arantes, Itamar Assumpção e Arnaldo Antunes, além de ícones da cena musical curitibana, como Ivo Rodrigues (das bandas A Chave e Blindagem), José Oliva, Marinho Galera, Alice Ruiz e Celso Loch (com quem compôs Festa Feira, música integrante do disco Movimento Atuação Paiol – MAPA, 1976).

Festival faz conexão entre a cultura brasileira e a produção de Leminski

Conforme esclarece o vereador Dalton Borba no texto de justificativa do pedido de uso da Tribuna Livre, o festival foi concebido para “marcar a efeméride e fazer uma conexão da cultura brasileira com a produção do artista curitibano”. O evento foi concebido e realizado com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Instituto Paulo Leminski, patrocínio da Itaipu e do Governo Federal, além do apoio cultural de outras entidades e empresas.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba