Sítio Cercado e Pinheirinho ganham 2,5 km de asfalto novo
![](https://grandecuritiba.info/wp-content/uploads/2025/02/00477875-800x472.jpg)
COM ASSESSORIAS – Quem passa pela Rua La Salle, no Pinheirinho, ou pelas ruas Arapongas e Apucarana, no Sítio Cercado, já percebe a diferença: o antigo asfalto, repleto de remendos, está dando lugar a um pavimento novinho, pronto para suportar o tráfego do dia a dia. As intervenções, já comemoradas pelos moradores mesmo durante a execução das obras, fazem parte do programa de requalificação da malha viária da cidade, que visa melhorar a mobilidade nos bairros e proporcionar mais qualidade de vida.
A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), coordena atualmente 120 frentes de pavimentação espalhadas pelos bairros. Só nas regionais Pinheirinho e Bairro Novo, 19 ruas estão recebendo melhorias. O método utilizado é a reciclagem do asfalto, na qual o pavimento antigo é reaproveitado, mas fortalecido com cimento, pedra e água, antes da aplicação de uma nova camada de revestimento.
Regional Bairro Novo
“O Pimentel foi eleito prefeito agora e já chegou chegando, fazendo obra. Isso é muito bom para o nosso bairro, valoriza os imóveis”, afirmou o aposentado José Paulo dos Santos, morador da Rua Apucarana, no Sítio Cercado.
A via está recebendo manutenção em uma extensão de 1.420 metros, entre a Rua Mandirituba e a Rua Marialva. Acesso à Escola Municipal Rio Negro e ao Centro de Educação Infantil (CMEI) Moradias Olinda, a Rua Apucarana estava entre as mais solicitadas pela população para receber melhorias no asfalto.
“Estava com muitos remendos. Cada vez que abria um buraco, a equipe vinha e tapava. Mas uma obra assim, com essa qualidade, para ficar reforçado mesmo, era o que a gente queria aqui no bairro. Por isso, a felicidade da comunidade”, contou Silvane Honório Nowakowski, dona de casa e moradora do Sítio Cercado há 30 anos.
No mesmo bairro, na Rua Arapongas, onde vive o consultor de investimentos Celso Camargo, a reciclagem do asfalto ocorre em 1.100 metros, entre as ruas Inajá e Cruzeiro do Sul. O morador conta que as obras melhoraram muito o sentimento de segurança dos moradores. “Nossa situação estava precária, desanimadora com tantos remendos na rua. Mas agora, com a obra, que está sendo bem rápida, teremos valorização. A vizinhança está contente”, disse Camargo.
A retirada da camada danificada de asfalto na Rua Arapongas começou na última sexta-feira (7/2) e, nesta quinta-feira (13/2), teve início a aplicação da primeira de duas camadas de novo asfalto.
Regional Pinheirinho
Além dos 2,5 km de recuperação do asfalto no Sítio Cercado, na regional Bairro Novo, a Rua La Salle, no Pinheirinho, também está sendo contemplada com asfalto novo. A primeira etapa da obra, com a retirada do antigo antipó e a colocação da primeira camada de asfalto, foi concluída em 1.050 metros no trecho entre a Rua Nicola Pellanda e a Izaac Ferreira da Cruz. A segunda camada e a sinalização serão feitas nas próximas semanas, mas o resultado inicial já agradou o comerciante Mauro Rosa.
“Essa rua era só caroço, de tanto remendo que tinha. Estava bem precária. Há anos a gente esperava o recape do asfalto porque essa rua dá acesso a três escolas, é importante para o bairro. Agora sim, estamos satisfeitos”, explicou Rosa.
A via também é rota da linha 640 – Palmeira, do transporte coletivo.
Importância das obras
As obras de recuperação do asfalto representam mais qualidade de vida para os moradores.
‘O critério de inclusão das vias no programa de requalificação do pavimento considera e prioriza, além das ruas com equipamentos públicos, como unidades de saúde e escolas, aquelas que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo, fora as demandas da população, registradas pelo 156 e pelo Fala Curitiba’, destacou o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
Enquanto as equipes seguem com os trabalhos, o trânsito opera em meia pista, com sinalização reforçada para garantir a segurança de motoristas e pedestres.
A expectativa para os próximos anos, explica Jamur, é que um número maior de vias seja contemplado. O plano de governo do prefeito Eduardo Pimentel prevê a pavimentação de 500 km de ruas na cidade nos próximos quatro anos, priorizando demandas registradas na Central 156 e no programa Fala Curitiba. O plano de pavimentação, que terá os primeiros 100 km executados ainda neste ano, será lançado em breve e, entre as novidades, incluirá obras de calçadas.