Grande Curitiba

Câmara de Curitiba realizará audiência pública sobre mães atípicas

A iniciativa é do gabinete parlamentar da vereadora Meri Martins (Republicanos).
3 de abril de 2025 às 10:33
(Foto: Canva)

Nesta quinta-feira (3), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizará uma audiência pública com o tema “Mães Atípicas – Cuidando de Quem Cuida”. O evento, proposto pela vereadora Meri Martins (Republicanos), tem como objetivo discutir os desafios enfrentados por mulheres que cuidam de filhos com deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento e outras necessidades especiais. O debate será no auditório do anexo 2 do Legislativo, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Segundo a parlamentar, a audiência é necessária, uma vez que “as mães atípicas enfrentam desafios diários que vão além da maternidade convencional”. “Muitas dessas mulheres precisam abrir mão da carreira profissional para se dedicarem integralmente ao cuidado dos filhos”, acrescenta ela. O evento visa dar visibilidade às demandas dessas mães e promover um diálogo entre a sociedade civil e o poder público.

O evento contará com a presença de diversas autoridades e especialistas na área, incluindo Meri Martins, proponente do evento, e o vereador Pier Petruzziello (PP), que assina junto com a vereadora o projeto de lei que cria o Programa de Capacitação e Amparo Psicológico às mães e tutores legais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) (005.00153.2024, com substitutivo geral 031.00054.2025). Representando o Poder Executivo, participarão a vereadora licenciada e secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato, e a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Elyse Matos.

A audiência também contará com a presença de especialistas, como Laura Tilly Cutrim, psicóloga da APAE Curitiba; Andressa Szczypkovski, neurologista; Letícia Fanini, fisioterapeuta e ativista da inclusão; e Bruna Januário Massa, psicóloga clínica e mãe atípica. Danielle Amorim Rosa Lira de Oliveira, conhecida como Dani Rosa, que é presidente do Instituto Duas Rosas e primeira autista candidata a vereadora em Paranaguá, também participará do debate.

Quando são realizadas as audiências e reuniões públicas da CMC?

A proposição de audiências e reuniões públicas, cursos e seminários pelos vereadores depende da aprovação de requerimento em plenário, em votação simbólica. O objetivo da reunião com os cidadãos, órgãos e entidades públicas e civis é instruir matérias legislativas ou tratar de assuntos de interesse público. Caso a atividade ocorra fora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a liberação de servidores cabe à Comissão Executiva – formada pelo presidente, o primeiro-secretário e o segundo-secretário da Casa. No caso das comissões temporárias ou permanentes, a realização de audiências públicas, cursos ou seminários é deliberada pelo colegiado e despachada pelo presidente do Legislativo.

A exceção são as audiências públicas para a discussão das Diretrizes Orçamentárias (LDO), do Orçamento Anual (LOA) e do Plano Plurianual, conduzidas pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. Por se tratarem de etapas legais para a tramitação dos projetos, sua realização não precisa passar pelo crivo dos membros do colegiado. Também cabe ao colegiado de Economia convocar as audiências quadrimestrais de prestação de contas da Prefeitura de Curitiba e da Câmara Municipal. À Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte compete a condução das audiências quadrimestrais para balanço do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital. Ambas têm respaldo legal e independem de aprovação dos membros dos colegiados.

O evento será realizado no auditório da Câmara Municipal de Curitiba, localizado no anexo 2 e com acesso pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto. O debate será transmitido pelas redes sociais (YouTube e Facebook) a partir das 14h30. Clique aqui para saber mais sobre as audiências públicas já realizadas pela CMC em 2025.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba