Grande Curitiba

Alimenta 2025 reforça protagonismo do Paraná na indústria de proteína animal

Curitiba sedia congresso internacional que reúne os principais nomes do setor agroindustrial brasileiro
24 de abril de 2025 às 16:38
Paraná é responsável por quase 40% da produção de frango no Brasil, além de ser o principal exportador. Pixabay

COM ASSESSORIAS – O Paraná será palco da primeira edição do Alimenta 2025 – Congresso e Feira Internacional de Proteína Animal, que acontece de 16 a 18 de junho, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba. O evento internacional chega em um momento em que o estado consolida sua posição de liderança na produção de proteínas animais. Responsável por 39,47% da produção brasileira de carne de frango e por 21,9% da produção de carne suína, segundo o Relatório Anual da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O Estado liderou as exportações de carne de frango em 2024, com 2,170 milhões de toneladas embarcadas pelas indústrias avícolas paranaenses, o que representa uma participação de 16% nas exportações globais desta proteína. Na prática, o Paraná é o segundo maior exportador mundial, ficando atrás apenas do Brasil como federação, que ocupa a primeira posição global com participação de 38% das exportações. Além disso, o Estado também figurou entre os três maiores exportadores de carne suína do Brasil.

O congresso que acontece em junho reunirá especialistas, empresários, técnicos e autoridades para debater temas estratégicos como inovação, sustentabilidade, sanidade e os mercados internacionais nas cadeias de aves, suínos, bovinos e peixes. A iniciativa nasce da união de eventos consagrados realizados no Oeste paranaense, como o Congresso dos Suinocultores e Avicultores, promovido com apoio das cooperativas Frimesa, Lar, Copagril, e os workshops técnicos do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). Agora com abrangência ampliada e periodicidade bienal, o Alimenta busca posicionar o Paraná no centro das discussões globais do setor.

Para o presidente do Alimenta 2025, Roberto Kaefer, que também é presidente do Sindiavipar, o evento representa uma evolução natural da força agroindustrial do Estado. “O Paraná é uma referência mundial em proteína animal, com cooperativas e empresas que são exemplos de tecnologia, gestão e sustentabilidade. O Alimenta nasce para consolidar essa liderança, oferecendo um espaço permanente de troca de conhecimento e geração de negócios”, destaca.

Segundo ele, o momento é estratégico para o setor. “Vivemos um cenário global desafiador, com mudanças nos mercados, exigências sanitárias cada vez mais rigorosas e demanda crescente por alimentos seguros e sustentáveis. O Paraná já responde a esses desafios com excelência e o Alimenta será uma vitrine desse trabalho, tanto para o Brasil quanto para o exterior”, complementa Kaefer.

Selmar Marquesin, diretor da editora O Presente e idealizador do evento, reforça a posição do Paraná no cenário nacional, onde aparece como o maior produtor e exportador de aves do país, o segundo maior em suínos e abriga o maior frigorífico de abate de suínos da América Latina. “O Alimenta 2025 nasce com o propósito de dar Paraná o protagonismo que ele merece nesse setor estratégico”, afirma Marquesin.

De acordo com ele, o evento conta com o apoio de importantes empresas do setor e reunirá expositores, especialistas e investidores para debater temas fundamentais para a indústria de proteína animal e negócios. Além disso, contará com palestras de grandes nomes do agronegócio, reforçando a importância da cadeia produtiva paranaense na economia nacional.

Com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), cooperativas agroindustriais e empresas líderes do setor, o congresso contará com uma ampla feira de negócios, palestras técnicas e espaço para networking entre os principais agentes do agro nacional e internacional.

O evento é organizado pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Jornal O Presente Rural, Hollus Comunicação e Eventos e Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (Fundep).