Grande Curitiba

Prefeito entrega 45 novos ônibus para atender 13 linhas do transporte de Curitiba; veja quais

29 de abril de 2025 às 11:04
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Eduardo Pimentel entregou, nesta segunda-feira (28/4), no SmartPark do Jardim Botânico, mais 45 novos ônibus para a frota do transporte coletivo de Curitiba. Com essa nova etapa, são 147 ônibus entregues desde o início do ano.

Os veículos fazem parte de um pacote de 202 novos ônibus que devem ser entregues até meados de maio. Os novos ônibus têm tecnologia Euro 6, a menos poluente na categoria diesel no mundo, que permitirão uma redução de emissões em torno de 1.850 toneladas de CO2e por ano.

Os novos ônibus vão circular em 13 linhas importantes da cidade: 505-Boqueirão/Centro Cívico; 700-Pinheirinho/Cabral; 307-B.Alto/Sta Felicidade; 022-Inter 2 (horário); 022-Inter 2 (anti-horário); 304-Pinhais/C.Comprido; 607-Colombo/CIC; 216-Cabral/Portão; 650-Sta Rita/Pinheirinho; 684-Rio Bonito; 332-Acrópole; 322-Camargo; e 350-Atuba/Pinheirinho.

“Os ônibus serão colocados em linha importantes, como a metropolitana Colombo/CIC e o expresso Atuba/Pinheirinho, e que trazem tecnologia embarcada, são menos poluentes e têm câmeras internas ligadas à Muralha Digital, para prevenir assaltos e assédio”, ressaltou o prefeito. A Muralha Digital é o cerco de segurança da Prefeitura de Curitiba.

Os ônibus têm outras facilidades. “Eles também vêm com tomada USB, para facilitar a vida do passageiro que precisa carregar seus dispositivos, e sinais sonoros, que auxiliam quem tem deficiência visual ou baixa visão”, disse o prefeito. Segundo ele, a meta é que o transporte coletivo da capital seja cada vez mais eficiente, com ônibus novos, sem atrasos e tarifa justa.

Categorias

Dos 45 modelos apresentados nesta segunda-feira, 30 são da categoria padrons ligeirinhos, dez são articulados intercambiáveis, dois são padrons intercambiáveis e três são articulados expressos.

Segundo o presidente a Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, somente os novos ônibus da categoria expresso reduzirão o intervalo da linha Atuba/Pinheirinho de 8 para 5 minutos. “A população ganha mais frequência na linha, além de conforto, com bancos estofados, tecnologia e segurança”, acrescentou Ogeny.

Com esse pacote de aquisições, serão 735 novos ônibus adquiridos para o transporte coletivo de Curitiba de 2017 a 2025, o que representa 62,45% de renovação da frota operante atual, de 1.177 ônibus.

Acessibilidade

Todos os novos veículos dispõem de dois espaços para cadeirantes, sinais sonoro e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em braile, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante e estofamento em todos os bancos, sendo 20% destes destinados às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Além da iluminação interna em LED para melhor eficiência e segurança dos passageiros, todos os ônibus também estão equipados com placa lateral eletrônica para melhor identificação do trajeto do veículo e ainda com calhas verticais nas janelas para melhor circulação interna do ar em dias chuvosos.

Prioridade

O transporte coletivo é uma das prioridades da nova gestão. “Na minha primeira ação como prefeito lancei o Domingão paga Meia, com tarifa a R$ 3 para a população passear, ir à igreja, ao culto, visitar a família no domingo. Apresentamos também o Tarifa Zero para quem está à procura de emprego e já entregamos 147 novos ônibus. Estamos levando o transporte coletivo de Curitiba a um novo patamar, com melhoria de serviço e economia para os passageiros”, completou o prefeito.

Ônibus elétricos

Além de ônibus a diesel menos poluentes, a Prefeitura já adquiriu, no ano passado, sete ônibus elétricos, com zero emissões, que estão em operação nas linhas Interbairros I e Água Verde, e programa a aquisição, para 2025, de 54 ônibus elétricos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).

Presenças

Estiveram no evento os secretários do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, da Comunicação Social, Marc Sousa, e de Desenvolvimento Humano, Amalia Tortato; o controlador-geral do município, Bruno Pandini; a deputada estadual Marcia Huçulak; o presidente do Setransp, Maurício Gulin, e o diretor, Luiz Alberto Cesar; o diretor do CWBus, Ângelo Gulin; representantes de consórcios de operadoras de ônibus; o líder da Prefeitura na Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto; vereadores, diretores e gestores da Urbs.

Modelos adquiridos

  • 2 padrons para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Marcopolo Torino G7 e chassi Mercedes O500M
  • 5 padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), com portas de ambos os lados (duplo ataque) para operação mista, de carroceria Marcopolo Torino G7 e chassi Volvo B320R
  • 6 padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7 e chassi Volvo B320R
  • 6 padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7 e chassi Mercedes O500M
  • 5 padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Caio Millennium V e chassi Volvo B320R
  • 8 padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Caio Millennium V e chassi Mercedes O500M
  • 5 articulados para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Marcopolo Torino G7 e chassi Mercedes O500MA
  • 5 articulados para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Caio Millennium V e chassi Mercedes O500MA
  • 3 articulados para operação na categoria Expresso, de carroceria Marcopolo Viale Express e chassi Mercedes O500MDA