Prefeito de Curitiba cria Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo para segurança nos ônibus

COM ASSESSORIAS – O prefeito Eduardo Pimentel assinou nesta segunda-feira (19/5) o decreto de criação da Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo e inaugurou também a sede do novo grupo, no bloco estadual da rodoviária de Curitiba. O grupo especializado da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, passa a atuar para ampliar a segurança no transporte coletivo do município, com rondas nas canaletas do biarticulado e nos terminais de ônibus.
“É um compromisso que assumi com nossa cidade e que se viabiliza a partir de hoje. Segurança para o passageiro, segurança para o trabalhador do transporte coletivo. Para que a gente tenha um transporte coletivo cada vez mais eficiente”, ressaltou o prefeito Eduardo Pimentel.
As equipes da Guarda Municipal vão trabalhar para coibir furtos e casos de assédio e para combater a prática dos fura-catracas e de rabeira – em que ciclistas se penduram nos ônibus em movimento para irem mais rápido.
O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, destacou que o transporte coletivo vai contar com equipes da Guarda Municipal especificamente voltadas para pensar a área da segurança no transporte coletivo.
“As duas equipes vão atuar junto à comunidade e, principalmente, junto à Urbs, que disponibilizou um sistema que o motorista vai poder acionar quando visualizar alguém na rabeira do ônibus, com acesso direto ao centro de controle e às equipes da patrulha. São várias implementadas para trazer mais segurança aos usuários e aos motoristas”, afirmou Vianna.
Motoristas e cobradores
O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, Anderson Teixeira, destacou como positivas as novas ações implementadas no transporte coletivo do município para garantir segurança aos trabalhadores e passageiros.
“O prefeito demonstra a sensibilidade para salvar vida dos jovens que se arriscam na prática da rabeira, mas, acima de tudo, tem um olhar humano, a preocupação com a saúde mental dos trabalhadores do transporte, que está abalada com últimos acontecimentos”, ressaltou.
Durante o evento, o prefeito Eduardo Pimentel sancionou a lei que prevê multa e apreensão de bicicletas para quem for flagrado pegando rabeira nos ônibus da capital.
Presenças
Participaram do evento, o secretário da Comunicação Social, Marc Sousa, a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, a superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, Ana Cláudia Machado, a diretora da Escola Pública de Trânsito, Melissa Puertas Sampaio, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma, o líder do Governo na Câmara, Serginho do Posto, os vereadores Da Costa do Perdeu Piá, Sargento Tânia Guerreiro, Beto Moraes, Rafaela Lupion, Meri Martins, Tiago Zeglin, Renan Ceschin, Lórens Nogueira.