Grande Curitiba

Secretarias e órgãos da administração alinham ações para a revisão do Plano Diretor

23 de maio de 2025 às 10:06
(Foto: César Cubas/Ippuc)

COM ASSESSORIAS – Formado por diversas secretarias de administração direta e indireta da Prefeitura Municipal de Curitiba, o Comitê Intersetorial da Revisão do Plano Diretor realizou, nesta quinta-feira (22/5), a primeira reunião de alinhamento, no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O encontro ajudou a balizar o entendimento das responsabilidades de cada área na revisão do Plano Diretor e para a participação nas discussões e eventos que irão envolver a comunidade nas administrações regionais.

Estabelecido em 1966, o Plano Diretor precisa passar por revisões a cada dez anos, conforme o Estatuto da Cidade. Em Curitiba, o processo deve ser concluído com a aprovação da nova lei, até dezembro de 2026. Até lá, estão previstas oficinas técnicas, estratégicas e comunitárias, para o aprofundamento e diagnóstico de desafios do desenvolvimento urbano sustentável.

“Respeitando a longa tradição de planejamento de Curitiba, queremos avançar nas diretrizes originais do plano diretor – sistema viário, uso do solo e transporte coletivo –, estabelecidas em 1966, quando a cidade tinha 500 mil habitantes. Hoje somos 1,8 milhão, mais a região metropolitana e essas temáticas ganharam complexidades ao longo dos anos, como a mobilidade ativa e a sustentabilidade ambiental, social e econômica”, avalia Thomaz Ramalho, diretor de Planejamento do Ippuc e coordenador geral do processo de revisão do Plano Diretor.

Os técnicos envolvidos no Comitê Intersetorial passaram por uma capacitação inicial do que está previsto para a revisão, especialmente na adesão às discussões dos temas dos desafios preliminares já identificados pela equipe do Ippuc, na fase de preparação do processo. “O envolvimento das áreas estratégicas da administração vai contribuir para dar amplitude nas análises técnicas, aprofundando debates, leituras e propostas, a partir da expertise de cada setor”, complementa Rafael Mueller, coordenador executivo do processo de revisão do Plano Diretor.

No próximo dia 3 de junho, o Comitê Intersetorial e as administrações regionais farão a oficina técnica, oportunidade em que poderão testar a modelagem das discussões temáticas. Atenção à população em situação de rua, incentivo à economia criativa, inovações para a mobilidade urbana, estímulo ao desenvolvimento econômico sustentável, além de desafios metropolitanos em questões de meio ambiente, segurança, saúde, educação e moradia serão o ponto de partida para as discussões nas oficinas, na fase de diagnóstico.

Os participantes serão convidados a se conectar com as temáticas a partir dos personagens virtuais criados para representar cada uma: Planeta (Rosa), Paz (Angela), Prosperidade (Lia), Parcerias (Raul), Pessoas (Ivo), Pertencimento e Patrimônio (Dalton), mediados pelo Poder Público (Hugo) e pela Pesquisa e Planejamento (Clara).