Grande Curitiba

Pautas sociais dominaram audiências públicas na Câmara de Curitiba em 2025

Levantamento da Câmara de Curitiba mostra que, no primeiro semestre deste ano, pautas sobre direitos sociais foram recorrentes no Legislativo.
14 de julho de 2025 às 10:48
(Foto: Kim Tolentino/CMC)

No primeiro semestre de 2025, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou 21 audiências públicas em seus espaços internos, como o Auditório e o Palácio Rio Branco. Os debates promovidos pelos vereadores priorizaram temas ligados aos direitos sociais da população curitibana. Entre os assuntos mais recorrentes estiveram os direitos da criança e do adolescente, a regularização fundiária, a reestruturação salarial da Guarda Municipal e a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+.

audiência pública crianças atípicasCom os direitos sociais ocupando 6 das 21 audiências públicas realizadas pela Câmara de Curitiba em 2025, o segundo tema mais abordado foi o dos direitos trabalhistas, incluindo discussões sobre a regularização dos ambulantes na capital do Paraná, a situação dos cuidadores de crianças atípicas e questões relacionadas ao funcionalismo público. Também foram realizadas, no primeiro semestre, quatro audiências públicas obrigatórias por lei, destinadas a prestações de contas. As demais pautas trataram das áreas da saúde, segurança pública, orçamento, meio ambiente e da revisão do Plano Diretor.

Para que todas essas pautas fossem aprovadas e levadas a debate público, os vereadores da Casa precisaram da aprovação de requerimento em plenário, em votação simbólica, com exceção das discussões das Diretrizes Orçamentárias (LDO), do Orçamento Anual (LOA) e do Plano Plurianual, conduzidas pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. Nesses casos, a realização das audiências não precisa passar por votação.

O objetivo destas reuniões com os cidadãos, os órgãos e as entidades públicas e civis é instruir matérias legislativas ou tratar de assuntos de interesse público. Todas as audiências podem ser conferidas no site e no Youtube da CMC.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba