Grande Curitiba

Caixa Cultura Curitiba apresenta 2º show do projeto de música instrumental

Apresentação promove o encontro inédito entre Lilian Nakahodo e Leonardo Gorosito em concerto de câmara
17 de julho de 2025 às 17:59
Lilian Nakahodo e Leonardo Gorosito estreiam no Duos Suspensos. (Imagem: Arquivo pessoal)

COM ASSESSORIAS – A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, na terça-feira (29), o segundo show do projeto de música instrumental Duos Suspensos. O concerto marca a primeira colaboração entre os músicos Lilian Nakahodo e Leonardo Gorosito, em um duo que explora novas sonoridades e texturas através do piano, piano preparado e vibrafone. A combinação de diferentes vertentes musicais proporcionará ao público um show inédito embalado por uma proposta camerística original.

Com curadoria de Elis Ribeirete, o projeto Duos Suspensos prevê seis concertos com formações instrumentais não convencionais, reunindo artistas de diferentes regiões do país em encontros musicais surpreendentes. A série foi concebida com o intuito de ampliar o repertório, o interesse e as perspectivas musicais do público para sonoridades e sentimentos diversos, apresentando novos e experientes artistas da música brasileira com uma curadoria criteriosa que promove formações inusitadas.

Sobre os músicos

Lilian Nakahodo atua como pianista, compositora e sound design. É graduada em Produção Sonora e mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em 2018 passou a colaborar com o Coletivo PianoVero e sob direção de Vera Di Domênico, realizou em 2011 a primeira gravação integral e ao vivo na América Latina das “Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado”, de John Cage, em conjunto com Grace Torres.

O projeto incluiu ainda diversos concertos, workshops e uma turnê nacional realizada em 2023. Desde então, Lilian vem ampliando a sua pesquisa sobre novas sonoridades no piano, criando diversas obras com essa abordagem.

Em 2025, foi convidada a participar da “Mostra Jocy de Oliveira – uma compositora curitibana”, se tornando uma das poucas pianistas a interpretar sua obra para piano solo.

Leonardo Gorosito é timpanista e chefe de percussão da Orquestra Sinfônica do Paraná desde 2017. Desenvolve intensa atividade como compositor, arranjador e diretor musical de diversas produções brasileiras, incluindo espetáculos do multi-instrumentista Antônio Nóbrega.

Ao lado de Rafael Alberto fundou o DESVIO, duo de percussão que já conta com dois álbuns lançados: Cancioneiro e Ritmos Brasileiros, este em parceria com a Orquestra Ouro Preto.

Possui Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), como aluno de John Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella, e Mestrado em Percussão pela Yale University, sob a orientação do professor Robert Van Sice, onde também alcançou seu diploma de Artista.