Grande Curitiba

Palácio Rio Branco será iluminado por campanhas de saúde e representatividade

Combate à violência contra a mulher, prevenção a incêndios e visibilidade lésbica motivam a Câmara de Curitiba a se iluminar em agosto.
7 de agosto de 2025 às 11:17
(Foto: Carlos Costa/CMC)

Ao longo deste mês de agosto, o Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), receberá três iluminações especiais sobre campanhas que variam entre saúde e representatividade. Do dia 5 ao 7, o prédio ganha a cor lilás em apoio ao Agosto Lilás, campanha que enfatiza a importância de combater a violência contra a mulher.

A data é uma referência ao aniversário da Lei Maria da Penha (11.340/2006), sancionada em agosto de 2006. Em 7 de agosto, a norma que foi reconhecida internacionalmente como uma das legislações mais avançadas no enfrentamento à violência contra as mulheres completa 19 anos.

O Agosto Lilás é uma campanha dedicada à proteção da mulher e à conscientização sobre o combate à violência. O período de conscientização foi instituído em 2022, por meio da lei federal 14.448. A iluminação foi uma continuação da que ocorreu entre os dias 1° ao dia 3, a pedido da Presidência da CMC, juntamente com o deputado estadual Luiz Fernando Guerra (União).

Câmara se “veste” em apoio ao Agosto Cinza

Na semana seguinte, entre os dias 8 e 15, a pedido de João da 5 Irmãos (MDB), o Palácio troca de cor e será iluminado em apoio ao Agosto Cinza, considerado o mês de Prevenção e Combate aos Incêndios e Queimadas. A campanha tem o objetivo de conscientizar e compartilhar informações sobre a prevenção e o combate a incêndios.

A campanha foi instituída pela lei estadual 21.013/2022, que prevê a realização de diversos tipo de ações educativas, inclusive em ambiente escolar, com orientações sobre a necessidade de prevenção contra incêndios, regras básicas de prevenção, práticas para combate a incêndios nas escolas, entre outras iniciativas.

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica decora o Palácio

Na sequência, entre os dias 29 e 31, o Palácio será enfeitado com as cores laranja escuro, laranja, laranja claro, branco, rosa claro, rosa e rosa escuro, em apoio ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado no dia 29, para comemorar “a força, o olhar sensível à causa e a importância da representatividade da mulher lésbica para a sociedade e a cultura”. A iniciativa é da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT).

De acordo com a Comissão Nacional de Direitos Humanos, a data tem como ideia principal combater a lesbofobia e o machismo, além de convidar a população a refletir sobre as conquistas alcançadas e reconhecer as batalhas travadas, por meio de palestras, manifestações e debates. A violência doméstica e a discriminação em espaços públicos e privados são outros tópicos muito debatidos nesses eventos, contando também com a garantia de acesso a serviços essenciais, como saúde e educação.

Dia do Guarda Municipal foi celebrado no Palácio Rio Branco

Em agosto, o Dia do Guarda Municipal já motivou a iluminação da sede do Poder Legislativo na cor azul, na última segunda-feira (4), a pedido da vereadora Delegada Tathiana (União). A data celebra e reconhece a atuação desses servidores públicos que atuam na proteção à população, bens, serviços e instalações do Município de Curitiba por meio do policiamento de proximidade ostensiva. Os guardas também realizam a proteção das escolas municipais, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, a fiscalização de trânsito próximo a logradouros públicos municipais e a Defesa Civil no âmbito do município.

Ao longo do mês, a Prefeitura de Curitiba realiza eventos e homenagens para reconhecer o papel dos guardas em toda a capital paranaense. A data, na cidade, foi estabelecida pela lei municipal 13.687/2011, mas vale lembrar que no restante do Brasil, por meio da lei federal 12.066/2009, a data é comemorada no dia 10 de outubro.

A Câmara Municipal informa que as datas previstas para as iluminações podem sofrer alterações ao longo do mês.

Fachada do Palácio Rio Branco é iluminada desde 2019

O Palácio Rio Branco é a sede da Câmara de Curitiba desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, foi construído no fim do século XIX para abrigar a Assembleia Legislativa do Paraná. Pelo seu valor histórico e cultural, o edifício foi tombado pelo patrimônio estadual em 1978 (saiba mais).

Desde 2019, a fachada do edifício histórico é iluminada para destacar o apoio a campanhas de diferentes segmentos e a datas comemorativas. O pedido precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba