Atletas de Curitiba ganham o ouro no punhobol em mundial na China

COM ASSESSORIAS – Os atletas de Curitiba Cristiane Huaska, Luna Ebert e Mateus Dagostin conquistaram, na última quarta-feira (13/8), a medalha de ouro pelas seleções brasileiras feminina e masculina de punhobol nos Jogos Mundiais 2025, em Chengdu, na China. Os competidores são do Clube Duque de Caxias. Mateus e Cristiane têm apoio do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte.
O diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Mário Augusto Fontoura Júnior, destacou as vitórias dos atletas. “Esses resultados mostram a força da parceria entre o poder público e os nossos atletas, que representam a nossa cidade com garra e dedicação”, disse.
As campanhas de ambas as seleções foram perfeitas e com aproveitamento invicto. O caminho até o topo do pódio para a seleção feminina contou com vitórias sobre a Suíça (3×2), Áustria (3×1) e Alemanha (3×1). Na semifinal, as atletas enfrentaram novamente a equipe austríaca e repetiram o placar da primeira fase. Na grande final, venceram outra vez a Suíça de virada por 3×2.
Já a seleção masculina passou por Alemanha (3×1), Áustria (3×0) e Suíça (3×0) na fase inicial. A semifinal, por sua vez, foi contra a Suíça (3×0). Os adversários da final foram os alemães, derrotados por 3×0. Foi a segunda conquista da seleção masculina nos Jogos Mundiais, o primeiro título ocorreu na edição de 2009, em Taiwan.
Para o treinador de punhobol do Clube Duque de Caxias, Alesandro Luiz Nhemies, as conquistas dos atletas são imensuráveis. “O caminho está sendo muito bem trilhado e o clube, com os seus treinadores e demais atletas, vem fazendo um brilhante trabalho”, comentou.
Punhobol
O punhobol é um esporte coletivo que possui semelhanças com o vôlei. Uma rede de dois metros de altura divide o campo. O objetivo de cada equipe composta por cinco jogadores é passar a bola para o outro lado em apenas três toques.
Jogos Mundiais
Os Jogos Mundiais chegaram à 12ª edição e foram disputados de 9 a 13 de agosto, em Chengdu, na China. A competição reúne a cada quatro anos modalidades esportivas não olímpicas reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Alguns dos esportes, além do punhobol, são o jiu-jítsu, futebol americano, cabo de guerra, boliche. Após os títulos brasileiros, as seleções agora se preparam para o Sul-Americano Adulto.