Instituto One Hope será de Utilidade Pública Municipal

Duas propostas de lei que estavam na Ordem do Dia desta segunda-feira (1) foram aprovadas pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) em primeiro turno. Ambas concedem a Declaração de Utilidade Pública a duas entidades que prestam serviços assistenciais a crianças, adolescentes e jovens da capital paranaense. A primeira é o Instituto One Hope – Arte & Cultura e a outra é a Associação FT10 Sports.
A concessão da Utilidade Pública ao Instituto One Hope é de iniciativa do vereador Fernando Klinger (PL). A entidade fica no bairro Tatuquara e atua desde abril de 2024 (014.00057.2025). Suas ações são voltadas à capacitação e oportunidades para crianças, adolescentes e jovens. Segundo o parlamentar, todos os cursos são oferecidos gratuitamente, reafirmando um compromisso com o acesso justo e igualitário ao conhecimento e à formação de qualidade.
“Atualmente o instituto oferece formação nas áreas de informática, inglês, dança e música. As capacitações têm como foco principal preparar os alunos para o mercado de trabalho, despertando habilidades, talentos e ampliando os horizontes”, defendeu Klinger, antes da votação do projeto de lei, aprovado com 30 votos “sim”, unanimidade em plenário.
O autor da proposta explicou que mais de 100 pessoas já passaram pelos cursos oferecidos pela entidade. Atualmente, o instituto conta com 60 alunos matriculados, e 30 inscritos aguardam na fila de espera. “Um dos marcos da instituição é a parceria com a empresa Integra Soluções Logísticas, localizada no Tatuquara, onde os jovens que passam pelo One Hope são absorvidos pela empresa”, continuou o vereador. “O objetivo é continuar crescendo, ampliando o atendimento e chegar, até o final do ano, a 150 crianças e jovens atendidos”, finalizou.
Durante a discussão, ele foi aparteado por quatro vereadoras, que parabenizaram Klinger por apoiar o trabalho do instituto. Camilla Gonda (PSB) destacou que o parlamentar teve “compromisso” ao subir à tribuna e “fazer a defesa das coisas que realmente importam à sociedade”. Rafaela Lupion (PSD), por sua vez, disse que a entidade faz um “trabalho relevante” para a comunidade do Tatuquara.
Outra a se manifestar foi Carlise Kwiatkowski (PL), que foi presidente do Provopar (Programa de Voluntariado do Paraná) entre 2014 e 2021, e elogiou a atuação voluntária da instituição, afirmando que ela é um exemplo de trabalhos significativos “em prol de uma sociedade melhor e que ajudam o serviço público”. Para Andressa Bianchessi (União), a proposta de lei é uma iniciativa que “incentiva e agrega” às comunidades, em especial o bairro Tatuquara. Já Pier Petruzziello (PP) também justificou o voto favorável.
Aprovada Utilidade Pública à Associação FT10 Sports
Com 32 votos “sim” e a abstenção de Camilla Gonda, homenagem à Associação FT10 Sports – Treinamento Esportivo (014.00012.2025) foi aprovada em primeira votação. A proposta é de autoria de Renan Ceschin (Pode). A entidade atende crianças e adolescentes, oferecendo atividades sociais, culturais, esportivas e assistenciais. A entidade promove, entre outras ações, eventos ligados à Páscoa e à campanha do Agasalho. Hoje, no plenário, o vereador não discutiu a iniciativa, justificando que irá debater em segundo turno. Camilla Gonda justificou a abstenção alegando que o projeto de lei não foi debatido pelo autor.
Emitida pela CMC, a Utilidade Pública serve como um atestado de bons antecedentes, facilitando a realização de convênios com o poder público. A concessão do título é regulamentada pela lei complementar municipal 117/2020, que coloca como condições a prestação de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades. Ambos os projetos de Declaração de Utilidade Pública retornam à pauta desta quarta-feira (3).
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba