Grande Curitiba

Fazenda Rio Grande recebe vacinas da Janssen contra a Covid-19 e capacita equipe de vacinadores

30 de junho de 2021 às 16:12
(Foto: Prefeitura de Fazenda Rio Grande)

COM ASSESSORIAS – Com a chegada de 2.230 doses da vacina Janssen (Johnson & Johnson) no município na última sexta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde, por iniciativa do Departamento de Imunização e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (DIVDI), realizou na terça-feira (29), uma capacitação para vacinadores da rede municipal de saúde, com orientações sobre o uso do novo imunizante incorporado ao Sistema Único de Saúde para o enfrentamento da Covid-19.

A Capacitação foi realizada por videoconferência na manhã da terça-feira (29); ministrada pela diretora de Vigilância em Saúde Nelcelí Garcia, a coordenadora municipal de DIVDI Graciele Batista e pela técnica de imunização Michele de Andrade. Participaram da capacitação, as referências técnicas municipais de vacinação das Unidades de Saúde com a função de multiplicadores aos (às) demais técnicos (as) da equipe da Unidade.

Segundo a coordenadora municipal DIVDI, Graciele Batista, este lote veio destinado aos trabalhadores do transporte coletivo urbano e de longa distância, caminhoneiros e população em situação de rua.

A coordenadora explica que na ocasião foram abordadas questões técnicas no uso do imunizante como, volume da vacina, via de administração, precauções, o ato de vacinação e registro adequado da vacina no sistema.

A diretora de Vigilância em Saúde Nelcelí Garcia destacou que este novo imunizante, por ser dose única, constitui em facilitador no processo de vacinação municipal, mas que em termos de eficácia, todas as vacinas disponíveis foram testadas e aprovadas pela ANVISA, portanto, sendo eficazes contra as formas graves da Covid-19.

“Manter a equipe técnica capacitada é uma premissa da gestão municipal, visando a excelência no trabalho e o desperdício de doses, ” disse a diretora.

O prefeito municipal Dr. Nassib, incentivando a educação continuada aos servidores municipais com vistas à qualificação do atendimento à população e ciente do cronograma de trabalhos da Secretaria de Saúde, afirmou que a vacinação em massa é a única maneira de superarmos a pandemia de Covid-19.

“Pretendemos seguir o calendário estadual de vacinação. Havendo disponibilidade de doses, não mediremos esforços para vacinar a população de Fazenda Rio Grande. Nosso empenho junto à equipe de Saúde do município será contínuo e lutaremos para que se concretize, ” declarou.