Grande Curitiba

Fazenda Rio Grande intensifica trabalhos de combate à dengue

21 de outubro de 2021 às 16:20
(Foto: Divulgação/PMFRG)

COM ASSESSORIAS – Com a recorrência de chuvas ocasionadas pela estação, os trabalhos de controle contra o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e outras doenças exantemáticas foram intensificados em Fazenda Rio Grande, uma vez que a água acumulada é propícia para a proliferação do mosquito.

O mês de outubro tem sido de muito trabalho para a equipe de Vigilância de Endemias Municipal, que tem percorrido os bairros do município em monitoramento das armadilhas instaladas (Sistema de Monitoramento Integrado do Aedes Aegypti por armadilhas), realizando coleta larvária e levantamento entomológico (estudo microscópico das larvas e/ou mosquitos) e orientando os moradores sobre a importância de se manter os quintais sempre limpos.

O diretor geral de Saúde Ricardo Correia da Rosa, afirmou que Fazenda Rio Grande continua sem infestações do mosquito.

“Para evitar a ocorrência destas doenças em Fazenda Rio Grande, é necessário que a população esteja atenta para eliminar os criadouros do inseto, evitando, dessa forma, que haja aumento de casos notificados no verão – período de maior incidência de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, principalmente a dengue”, ressaltou.

A diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, reforça que a prevenção contra o mosquito deve ocorrer durante todo o ano. “A eliminação dos focos do mosquito precisa ser constante, independente da estação do ano”, disse.

Como prevenir que o mosquito procrie:

– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

– Tirar água dos pratos de plantas;

– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.