Grande Curitiba

Índice de mortalidade infantil cai em Fazenda Rio Grande

21 de outubro de 2021 às 16:24
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A mortalidade infantil está em queda em Fazenda Rio Grande. A Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta semana, o índice de 5.93 para 1516 nascidos vivos, com nove óbitos infantis em 2021, número inferior ao de 11,81 com 254 nascidos vivos e três óbitos infantis registrado em janeiro deste ano e estava relacionado ao ano passado. Os dados fazem parte do Relatório da Coordenação de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente.

Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher e Criança, Yanelis Miranda Herrera, esses números refletem o bom trabalho que vem sendo realizado pela gestão. “Quando assumimos essa responsabilidade, em fevereiro, tínhamos um índice de mortalidade infantil de 11,81 com 254 nascidos vivos e três óbitos infantis e hoje temos esse número abaixo de seis. O índice atingido reflete o desenvolvimento do município nessa área”, disse.

A médica relata também a maior humanização no atendimento às gestantes. “Quando a gestante vem da UBS ela é sempre acolhida, checamos o encaminhamento e damos prioridade para alto risco e intermediário. Muita estratégia tomada aqui pode diminuir os riscos para a gestante e o bebê”, explica.

ESTRATÉGIAS

Gestantes Risco Intermediário: Havia uma fila de 50 gestantes de risco intermediário aguardando vagas desde dezembro de 2020. Atualmente a fila de espera é de 19 gestantes, sendo que há 16 vagas disponíveis todo mês para a Comesp (Consórcio de Saúde da região Metropolitana de Curitiba) em São José dos Pinhais, além disso, o obstetra da Maternidade Nossa Senhora Aparecida, Fernando Legnani faz atendimentos semanais de casos menos complicados, conforme a estratificação de risco do Estado.

Gestante de Alto Risco: Havia uma fila de 55 gestantes em espera desde outubro /2020 hoje temos uma fila de 51 gestantes e quatro vagas disponíveis, sendo que passaram a ser melhor avaliadas pelo município: as gestantes obesas, diabéticas, Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e problemas psicológicos são encaminhadas para nutrição e psicologia e garantem melhor qualidade no atendimento.

Gestante de Risco Habitual: São acompanhadas pela UBS.

Recém-Nascido: A consulta de recém-nascido tem que ser feita por Agente Comunitário de Saúde até cinco dias, facilitando a planilha de nascidos vivos para as UBS da Maternidade e Hospital do Rocio. Além de encaminhar para amamentação aqueles recém-nascidos que nascem no Hospital do Rocio.