Grande Curitiba

Secretarias da Mulher e da Saúde realizam ação referente ao Outubro Rosa no Terminal Urbano

21 de outubro de 2021 às 16:22
(Foto: Divulgação/PMFRG)

COM ASSESSORIAS – Em uma ação integrada entre as Secretarias da Mulher e da Saúde nesta quarta-feira (20/10), no Terminal Urbano, 170 mulheres tiveram exames preventivos ao câncer de mama agendados nas unidades básicas e devem realiza-los até o final do mês. A ação faz parte da série de atividades programadas pelas secretarias para o Outubro Rosa – mês dedicado à prevenção ao câncer de mama.

A secretária da Mulher, Talita Lima, destacou a importância da conscientização e também do incentivo que o poder público pode oferecer às mulheres. “Sabemos das dificuldades encontradas por muitas mulheres que trabalham, não encontram tempo porque precisam se deslocar para o trabalho, entre outras coisas, e por isso decidimos levar até elas esse serviço, queremos que o maior número de mulheres tenha acesso aos exames preventivos e maior qualidade de vida”, avaliou.

Segundo a coordenadora da saúde da Mulher e Criança, Yanelis Herrera Miranda, esse trabalho deverá ter continuidade nas unidades de saúde. “As mulheres precisam se prevenir não apenas em um período, mas ter à disposição todas as condições para realizarem seus exames, por isso devemos dar continuidade a essas atividades, como as que estão sendo realizadas aqui”, comentou.

O trabalho no Terminal foi desenvolvido pelas profissionais de ambas as secretarias e além dos agendamentos e encaminhamentos, também foram realizadas aferições de pressão.

A auxiliar de limpeza Lucinda Souza, 49 anos, aprovou o trabalho feito pela Prefeitura. Ela trabalha na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e não teria tempo de ir à unidade de saúde. “Foi uma atitude muito boa, positiva, pois consegui agendar exames e também verificar outras coisas que não conseguiria”, informou Lucinda, que fará exames na UBS Gralha Azul.

O Outubro Rosa conta com diversas ações da Prefeitura, cuja gestão do Dr. Nassib tem voltado um olhar mais direto à saúde das mulheres, assim como, seu bem-estar e segurança.