Grande Curitiba

Secretaria de Saúde promove capacitação sobre o “barbeiro”

22 de outubro de 2021 às 16:30
(Foto: Divulgação/PMFRG)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde e 2ª Regional Metropolitana de Saúde, realizou nesta semana, uma capacitação para profissionais da Vigilância Ambiental e Agentes Comunitárias de Saúde sobre a identificação e classificação de insetos infectados pelo parasita que transmite a doença de Chagas, popularmente conhecido como barbeiro.

A capacitação aconteceu no anfiteatro do Centro Estadual de Educação Profissional Erotides Ângelo Nichele (CEEP).

O objetivo foi fortalecer a capacidade local de operações de monitoramento e a identificação da presença do vetor no município, além de aprimorar a vigilância do agravo.

Chagas – A doença de Chagas é uma infecção parasitária, causada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi e transmitida pelo triatomíneo, popularmente conhecido como “barbeiro”.

A transmissão humana acontece pela deposição das fezes pelo barbeiro enquanto suga o sangue da pessoa. A picada provoca coceira, facilitando a entrada do agente causador no organismo, podendo ocorrer não só pela pele, como pela mucosa dos olhos, do nariz e da boca. A doença de Chagas pode ser aguda, causando inchaço e febre, ou, caso não seja tratada, evoluir para forma crônica, podendo causar alterações cardíacas e digestivas.

O tratamento para a doença de Chagas se concentra no uso de medicamentos que matam o parasita e no controle dos sintomas. Os medicamentos são disponibilizados pelo SUS.

Ainda não há vacina contra esse agravo e sua incidência está diretamente relacionada às condições habitacionais. Cuidados com a conservação das casas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais. A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor.